A Prefeitura do Rio deve analisar e anunciar novas medidas para minimizar o congestionamento na Avenida Brasil, que passou a contar com uma faixa a menos para veículos de passeio, após o início da operação do BRT Transbrasil.
A linha 60, entre Terminal Gentileza e Terminal Deodoro - parador, vai ter intervalos de 10 minutos. Já as linhas 80, entre Terminal Gentileza e Penha- parador, e 90, entre Terminal Gentileza e Fundão - parador, vão ter intervalos de seis minutos durante os horários de maior movimento.
O Secretário de Coordenação Governamental, Jorge Arraes, recomenda que com o reforço na frota do BRT, a população utilize o transporte público.
A nossa sugestão é que com conforto, segurança e pontualidade passe usar o BRT, disse ele.
Ao longo da última semana, motoristas relataram que levaram quatro horas para chegar ao trabalho, por causa dos congestionamentos na Avenida Brasil. Passageiros de ônibus que circulam na pista lateral também reclamaram dos intensos congestionamentos da última semana. Enquanto a seletiva estava vazia, a pista lateral estava lotada de coletivos que fazem paradas ao longo da via expressa.
O corredor Transbrasil possui 26 km de extensão, e tem dois terminais: Gentileza e Deodoro. A previsão é de que transporte 250 mil pessoas por dia até 2030. Com o funcionamento total do BRT Transbrasil, a prefeitura calcula que haverá uma redução de 50% no tempo de deslocamento.