MP inicia operação contra pastor envolvido em quadrilha de criptomoedas no Rio

O grupo aplicava golpes envolvendo criptomoedas e pirâmides financeiras

Por João Videira (sob supervisão)

MP inicia operação contra pastor envolvido em quadrilha de criptomoedas no Rio
Pastor MP
Reprodução/Redes Sociais

O Ministério Público do Rio realizou uma operação nesta quarta-feira (25) para cumprir quatro mandados de prisão e seis de busca e apreensão contra cinco suspeitos de integrar um grupo criminoso que aplicava golpes com criptomoedas em pirâmides financeiras.

Os mandados estavam sendo cumpridos em Campos dos Goytacazes, na região Norte do estado.  

Entre os envolvidos está um pastor evangélico, Fabrício Vasconcelos. Ele trocava constantemente de carro e realizava viagens rotineiras, como forma de ostentar riqueza e atrair mais vítimas para o golpe.

De acordo com o MP, a quadrilha agia desde 2016 aplicando golpes. Por meio da A.C Consultoria e Gerenciamento Eireli, os criminosos fizeram mais de 43 vítimas, com a promessa de retorno altíssimo e fixo para o investimento aplicado.  

Prometendo rendimento de 15% a 30% ao mês, a empresa inicialmente abria contas para os investidores e realizava as aplicações no mercado financeiro por meio de contas cópia, que permitiam aos criminosos realizarem investimentos, incluindo compras e vendas de ativos. Após isso, emitia uma nota informando que o contrato seria rescindido e os valores seriam pagos em um prazo de 90 dias, mas a promessa não foi cumprida. Segundo apurou o MP, a ação ocorria através de empresas.  

O promotor do caso, Mateus Rezende, afirma que foi constatado um prejuízo de quase R$2 milhões.

"A partir da ruína desta pirâmide financeira, as fraudes foram descobertas, as investigações foram deflagradas e constatou-se um prejuízo que chega a quase R$2 milhões. O juízo determinou o bloqueio de bens no valor do dano para garantir o integral ressarcimento às vítimas."

Mais notícias

Carregar mais