Faustão na Band

Cigarro eletrônico causa câncer? Médico esclarece no Faustão

Popular entre os jovens, o cigarro eletrônico traz tantos malefícios para o organismo quanto o comum; entenda

Da Redação

O oncologista Fernando Maluf participou do quadro Direto com o Doutor
O oncologista Fernando Maluf participou do quadro Direto com o Doutor
Reprodução / Faustão Na Band

Durante o quadro Direto com o Doutor desta quarta-feira (13), o oncologista Fernando Maluf esclareceu uma dúvida trazida pela plateia através da repórter Daiane de Paula: o cigarro eletrônico pode causar câncer ou é mais saudável do que o normal? 

Ao lado de Faustão, o médico fundador do Instituto Vencer o Câncer, que atua também nos hospitais Albert Einstein e Beneficência Portuguesa comentou sobre o assunto. “Esse tipo de cigarro veio como uma febre, mas pode causar câncer tanto quanto o tradicional”. 

O especialista ainda reforçou que fumantes não prejudicam somente a própria saúde, mas também daqueles que estão por perto. “Quem fuma não faz mal só a si, mas a quem está do lado. Hoje em dia os ambientes para fumantes são restritos, mas se a pessoa mora com parentes que inalam a fumaça, isso é chamado de fumo passivo. O ato de fumar, mas não inalar é uma causa importante de câncer entre a população”, alertou. 

Para encerrar, o médico fez recomendações sobre o tema: “O que eu diria é: se a gente pudesse fazer uma virada na vida, uma das primeiras recomendações seria parar de fumar. É difícil, mas tem tratamento, profissionais que podem ajudar. Além disso, é necessário mexer o corpo, fazer exercícios todos os dias e fazer uma dieta de coisas mais saudáveis. Com essa combinação, o risco de ter câncer é reduzido em 50%, pelo menos”, resumiu.