Faustão na Band

Gin tônica engorda menos? Veja se é mito ou verdade

Bebida é uma das queridinhas entre as pessoas que buscam emagrecer. Saiba se o truque funciona

Da Redação

O endocrinologista Filippo Pedrinola participou do quadro Direto com o Doutor desta quarta-feira (29). Ao longo do programa, tirou dúvidas da equipe e de convidados sobre metabolismo, hormônios e métodos de emagrecimento. 

João Guilherme questionou o médico sobre bebidas alcoólicas – e quis saber qual o tipo menos calórico, para quem não abre mão de beber, mas ainda assim se preocupa com o peso. O endocrinologista explicou que o álcool, independentemente de ser fermentado ou destilado, tem as mesmas calorias. Enquanto o açúcar tem quatro calorias por grama, o álcool chega a sete calorias. 

Por isso, o principal truque na hora de consumi-lo é a moderação. “A gin tônica é interessante porque a porção da bebida é diluída com gelo e água tônica sem açúcar. Por causa disso, costuma durar bastante – e quando chega no final, é possível completar com um pouco mais de tônica. Sabemos que para o social, o importante é ter o copo no mão, por isso acaba sendo uma boa opção”, opinou o médico. 

Em compensação, bebidas como vinho branco e a cerveja normalmente são consumidos gelados e a maioria das pessoas não espera ficar quente antes de encher o copo novamente. “Se optar pelo vinho tinto, o melhor é tomar um mais caro, para beber menos”, brincou o médico.