Faustão na Band

Quando vamos parar de usar máscara? Infectologista responde no Faustão

A médica tirou dúvidas da equipe, do público e do auditório sobre doenças infectocontagiosas

Da Redação

A infectologista Rosana Hichtmann participou do quadro Direto com o Doutor desta quarta-feira (15) e matou uma curiosidade do público: até quando será necessário o uso de máscaras para prevenção da covid-19? 

Sobre o assunto, a médica alertou que estamos vivendo uma nova onda no número de casos – e por isso o mais seguro é continuar utilizando o adereço, especialmente em ambientes fechados. “Sugiro fortemente que pessoas que estão passando por algum tratamento específico de saúde ou que tenham mais idade, se precisarem se expor a ambientes fechados ou mal ventilados, usem a máscara”, disse. 

Em lugares abertos, enfatizou, não há necessidade -- a menos que se trate de um local com muita aglomeração de pessoas. 

Até quando vamos precisar usar a máscara?

Segundo a especialista, a previsão ainda não existe. “A máscara é um sinal de respeito com o próximo: ao usá-la, estou me protegendo, mas protegendo a ele também. Os orientais fazem uso dela há muitos anos, já que muitas infecções além da covid podem ser transmitidas por vias respiratórias. Trata-se de uma barreira, um escudo para vários vírus”, pontuou. 

Por isso, em lugares fechados nos quais as pessoas vão permanecer muito tempo, tais como viagens de avião ou de transporte público, ela indica que o hábito se mantenha por tempo indeterminado. “É uma forma de se proteger”, resumiu.