Faustão na Band

Veja como pizza é feita dentro de um vulcão

Pizzaria inusitada fica no Vulcão Pacaya, na Guatemala

Da Redação

Uma experiência inusitada. É assim que podemos definir uma curiosidade mostrada no quadro Desbravadores do Planeta, do Faustão Na Band.

O biólogo e documentarista João Paulo Krajewski trouxe imagens da pizzaria do David Garcia, que fica a 2,5 metros de altitude, embaixo do Vulcão Pacaya, na Guatemala, que tem entrado em erupção com frequência. Quando isso ocorre, David e quem vive próximo evacuam a área, relatou Krajewski.

No entorno do Pacaya há outros vulcões que também entram em erupção. Para se ter ideia, em 2018 o fenômeno natural matou 150 pessoas. O local, que recebe diversos turistas, é composto em sua maioria por um campo de lava – nome dado ao solo que foi atingido e fica repleto de rochas e terras pretas e ásperas a ponto de cortar os sapatos. 

Para a pizza ficar pronta, David traz as massas e recheios de casa. O diferencial está no cozimento: um ponto do vulcão onde saia calor para assar o alimento. Como isso varia, a barraca de pizza sempre está num local diferente. 

Ao abrir um buraco entre as rochas, David complementa com carvão para absorver a umidade e fazer com que a pizza fique sequinha. Não é possível prever o tempo em que a pizza ficará pronta – dependendo da temperatura, pode ser em até 1 min. 

Se você planeja uma ida ao Vulcão Pacaya para provar a pizza, fica a dica: é preciso agendar com o David. O valor do alimento, na conversão atual, dá cerca de R$ 250.