Masterchef

Biscoito de Natal: receita amanteigada faz sucesso no MasterChef

Biscoitinho de Natal em formato de estrela e coberto com chocolate deixou os jurados do MasterChef+ com água na boca - saiba fazer em casa

Da Redação, com MasterChef+

Biscoito de Natal do MasterChef
Biscoito de Natal do MasterChef
Melissa Haidar/Band
Topo

Já é Natal no MasterChef+ e a receitas estão surpreendendo os jurados. No programa desta terça-feira (05), Erick Jacquin chegou a lamber os dedos após provar o biscoito amanteigado, coberto com chocolate, do time azul.

Em formato de estrela, o doce levou manteiga e banha na massa, que também teve cumaru, baunília e farinha de amendôas entre os ingredientes. Maria do Carmo foi quem deu a base do modo de preparo, mas todo o grupo colaborou com ideias. "Crocante e bem achocolatado", elogiou Helena Rizzo durante a degustação.  

Suyan, Cláudio, Eduardo, Mônica e Leonardo, que participou da 10ª temporada com amadores, formaram a equipe campeã. Todos os biscoitos foram doados para crianças de São Bernardo do Campo (SP).  

Jacquin diz que se sentiu um bebê durante a prova. “Me lembra a minha infância, quando comia os biscoitos da minha mãe e da minha avó, da minha vizinha... Já até roubei biscoitos”, admitiu o jurado. 

Curtiu os biscoitos e ficou com vontade de reproduzir a receita em casa? Confira o passo a passo abaixo! 

Ingredientes: 

100g de manteiga 
100g de banha 
150g de açúcar 
250g de farinha de trigo 
100g farinha de amêndoas 
1 pitada de sal 
1 colher (chá) de essência de baunilha 
1 ovo 
1 colher (café) de raspas de cumaru 
1 barra de chocolate 65% cacau 
1 barra de chocolate ao leite 
1 barra de chocolate branco 
1 colher (sopa) de nibs de cacau   

Modo de preparo 

Misture a manteiga e a banha em um processador até que vire uma pomada. Acrescente o açúcar e misture até virar uma areia homogênea. Comece a adicionar os ovos e as farinhas e termine de misturar com as mãos. Enrole a massa em um plástico-filme e leve para a geladeira por cerca de 15 minutos. 

Retire da geladeira e abra a massa entre duas folhas de acetato. Leve novamente para a gelar por 15 minutos e, depois, corte a massa com um cortador de biscoitos do formato que desejar. Disponha os biscoitos em uma assadeira e leve ao forno preaquecido a 160°C por 10 minutos. Depois, deixe-os esfriando. 

Enquanto isso, faça a temperagem dos chocolates. Corte as barras em pequenos pedaços e leve-os separadamente em banho-maria. Não mexa e espere o chocolate derreter. Quando isso acontecer, espere ele atingir 45°C. Em seguida, com uma espátula, mexa o chocolate até que atinja a temperatura de 35°C.  

Misture os chocolates ao leite e 65% cacau em um bowl e adicione o chocolate branco em um saco de confeiteiro. Mergulhe cada um dos biscoitos no bowl até a metade e, em seguida, faça fios de chocolate branco em cima do biscoito. Deixe a decoração secar e sirva. 

Tópicos relacionados