Masterchef

Helena Rizzo cai no samba com participante do MasterChef+

Trancista de 69 anos conquistou uma das 12 vagas do programa e envolveu os jurados dançando e cantando

Aline Naomi e Stefani Sousa

Baila, Mônica! A cozinheira amadora, de Ribeirão Preto (SP), conquistou o avental da 2ª temporada do MasterChef+ e entrou na cozinha pela porta da frente. Aos 69 anos, a trancista, que já foi rainha de escola de samba, colocou Helena Rizzo para dançar e fez até Jacquin cantar.  

Mônica brilhou ao preparar uma moqueca de banana-da-terra. Ela conta que aprendeu a cozinhar com a avó e a tia. Era ela a responsável por ler as receitas para as duas. “Eu tinha que ler, gravar e se fosse preciso repetir as receitas, tinha que fazer”, conta em entrevista ao Band.com.br. “Elas trabalhavam como cozinheiras e me levavam. A dona da casa, enquanto eu permanecia lá, me ensinava boas maneiras." 

A paulista recorda que o trabalho da família não era valorizado. “A gente comia comida fria, depois que vinha da mesa, e saia pela porta dos fundos. Lembro delas comentarem que um dia íamos sair pela frente. Me marcou muito. Você serve tudo quente e come frio, mexido”, diz emocionada.  

Foi em 2022, assistindo à primeira temporada do MasterChef+, que Mônica viu a oportunidade de celebrar suas raízes. “Quero honrar a minha ancestralidade. Poderia ter feito isso antes, mas hoje tem a profissão de chef de cozinha, antigamente era vergonha falar que você cozinhava fora. Pode ser a última coisa que eu faça na vida, mas vai ser pra honrar todas elas [as mulheres que vieram antes].”  

Ao longo de sua trajetória, a trancista teve 7 maridos. Com o primeiro, casou-se aos 15 anos. Aos 19, já tinha 4 filhos e acabou pedindo o divórcio. “Daí pra frente foi só alegria e correria. Sempre enfrentei tudo com o rigor que a minha avó me passou. Isso me fortaleceu muito na vida”, diz sobre a trajetória de luta e persistência para criar 7 filhos.  Agora, ele promete mostrar toda essa força no MasterChef. Boa sorte, Mônica!

Tópicos relacionados