Masterchef

O que é cassoulet e bife bourguignon? Conheça as receitas clássicas da culinária francesa

Os participantes do MasterChef Brasil terão que apresentar versões veganas dos pratos no 11º episódio do programa; saiba mais

Da Redação

Cassoulet e bife bourguignon serão protagonistas de prova do MasterChef
Cassoulet e bife bourguignon serão protagonistas de prova do MasterChef
Carlos Reinis/Band

No episódio do MasterChef Brasil desta terça-feira (14), os cozinheiros amadores terão que preparar versões veganas (sem nenhum ingrediente de origem animal) de três pratos clássicos da gastronomia mundial: paella, cassoulet e bife bourguignon. Tudo isso sob o olhar atento da chef de cozinha e apresentadora Bela Gil, que vai avaliar as receitas junto com os jurados. Que responsabilidade, não é mesmo?

O que é cassoulet e bife bourguignon?

Os nomes são difíceis — sim, estamos falando em francês —, mas os sabores são deliciosos. Antes de conhecer as versões veganas, a gente te conta tudo sobre esses dois pratos que vêm da terra do chef Érick Jacquin e serão os protagonistas da Prova de Eliminação.

Cassoulet

O cassoulet é a "feijoada francesa". Ele tem origem no sul do país e trata-se de um ensopado de feijão branco com embutidos e carne de porco. A carne de pato também aparece em algumas receitas. 

O preparo do cassoulet é muito parecido com o prato que é a cara do Brasil. Será que os participantes do MasterChef vão saber fazê-lo? Curiosidade: o cassoulet tem esse nome porque as receitas originais eram feitas em caçarolas de barro.

Bife Bourguignon

Esse outro clássico francês vem da região da Borgonha, como o próprio nome entrega. O bouef bourguignon é um picadinho de carne com molho de vinho tinto, cebola (e outros legumes), bacon e cogumelos. Hmmm… Deu água na boca!