Thalyta celebra vaga na final do MasterChef: “Represento as cozinheiras”

Gaúcha de Porto Alegre venceu desafio surf and turf e disputa, na próxima terça-feira (8), a grande final do MasterChef Profissionais; veja entrevista exclusiva

Por Stefani Sousa

Thalyta é finalista do MasterChef Profissionais Melissa Haidar/Band
Thalyta é finalista do MasterChef Profissionais
Melissa Haidar/Band

Ser finalista do MasterChef Profissionais era um sonho distante para Thalyta. Quando entrou no programa, a gaúcha, de 31 anos, levou um susto: além do alto nível dos competidores, logo no primeiro episódio enfrentou uma prova com carcaça de peixe e, tendo desempenho negativo, foi parar no desafio de serviço da chef Helena Rizzo. A cozinheira até conseguiu se salvar, mas terminou o episódio chorando envergonhada pelo trabalho do grupo, que resultou na eliminação de Thyago.  

Desde então, ela traçou uma história de superação na cozinha até o 8º episódio, em que conquistou a primeira vaga da final após vencer a prova surf and turf. Foi fácil? Que nada. Assumindo a vulnerabilidade como uma força, a competidora chorou quando sentiu vontade, criou laços de amizade, denunciou o machismo nas cozinhas profissionais e entregou talento e técnica a cada receita. Teve sanduíche, sobremesa e até reprodução de prato premiado… 

Com a proximidade da final, a chef fala com exclusividade ao Band.com.br. A sensação de chegar ao último episódio é, segundo ela, indescritível. “Não sei se a ficha caiu. É um sonho que eu nem imaginava ser possível. Estou aqui representando todas as cozinheiras e isso é uma felicidade”, celebra.  

Agora sem surpresas e com a chance de entregar um menu autoral aos chefs, Thalyta revela que a maior dificuldade, ao longo da temporada, foi lidar com o inesperado. “Trabalhar com ingredientes que eu nunca utilizei, como fígado, boca de agulha e doces japoneses. Tive que usar as minhas técnicas, e tudo o que aprendi, para fazer coisas que eu não conhecia.”  

Um dos desafios mais complicados, no entanto, foi a semifinal ao lado de Diego e Wilson, garante: “Tive que superar pessoas muito fortes”. Ao longo do jogo, a cozinheira se aproximou muito de Ananda [eliminada no episódio 7] e era ao lado da aliada que ela planejava a final dos sonhos. “Foi a saída que mais mexeu comigo. Queríamos muito um duelo feminino. Não foi o desfecho que eu gostaria, mas ganhei uma amiga pra vida toda”, celebra.   

Thalyta enfrentará Diego no último programa da 4ª temporada, que vai ao ar na próxima terça-feira (8). Os dois criaram uma relação de proximidade na disputa e chegaram a trabalhar juntos. O embate deixa a finalista empolgada: “Gosto muito da cozinha dele. Tivemos uma conexão legal, trocamos muitas ideias. A gente tem uma linha parecida, mas que também é muito diferente. Será um desafio legal e quero superá-lo”, diz otimista. Não perca!

Mais notícias

Carregar mais