Masterchef

Yuri é o último eliminado do MasterChef e sonha com restaurante estrelado

Chef disputou última vaga na final do MasterChef Profissionais 2023 com Bárbara, mas acabou perdendo; confira entrevista exclusiva com o eliminado

Aline Naomi

Após a desclassificação de Moisés do MasterChef Profissionais, Yuri foi o último eliminado da quinta temporada no episódio desta terça-feira (07). O cozinheiro disputou a última vaga da final com Bárbara, mas a brasiliense acabou levando a melhor na prova da terrine en croûte. Para os jurados, a decisão foi nos detalhes e a massa dela estava mais fina que a dele. Mesmo deixando a competição tão próximo do troféu do MasterChef, o cozinheiro celebra sua trajetória no talent show

"Fiquei muito feliz com o meu trabalho. Fiz receitas legais, ganhei várias provas, e estou muito feliz. Terceiro lugar é muito bom", comemora em entrevista exclusiva ao Band.com.br. Ele admite que, mesmo sendo uma pessoa calma, a ideia de fazer uma terrine en croûte foi assustadora. "Envolve muita técnica. Tem que chegar no padrão certo, no ponto certo de tudo", avalia.  

Yuri comenta que sempre foi tranquilo, tanto chefiando sua cozinha em Caraíva (BA), quando no dia a dia, mas que o MasterChef mexeu com seu emocional. "A cabeça fica muito doida no programa. São muitas emoções, muitas sensações que você nunca teve na sua vida", descreve o agora ex-participante. "Se você tem uma cabeça boa, você consegue chegar até o final." 

Um momento que certamente mexeu com o emocional de Yuri nesta semifinal foi a desclassificação de Moisés, seu grande parceiro no programa. Ele derrubou a terrine en croûte nos minutos finais e, sem prato para apresentar, acabou desclassificado da disputa. Os dois esperavam chegar juntos à final. "Foi difícil terminar a prova depois do acontecido", desabafa. "Eu sei do tanto que ele lutou para estar aqui. A história de vida dele é linda, e eu só pensava nisso." 

A calma, neste momento, foi a aliada de Yuri para conseguir finalizar os preparos. "Acabou para mim a prova ali também, porque eu fiquei meio perdido, sabe? Sem entender o que está acontecendo", relembra. "Meu foco mudou totalmente, mas eu tentei me acalmar ao máximo para conseguir entregar." 

Sonhos estrelados 

Além da evolução como profissional da gastronomia, Yuri avalia que perdeu muito de sua timidez ao entrar no MasterChef e cozinhar em frente às câmeras. "Eu sou um bicho do mato, e estar falando com vocês agora é muito difícil", brinca. "O Yuri do início do programa era uma pessoa tímida, que não acreditava tanto no seu potencial. Agora, eu acredito muito mais." 

Com mais confiança em seu trabalho, ele pretende não só melhorar o Dêze, seu restaurante em Caraíva, como também abrir uma segunda unidade em São Paulo (SP). "Eu amo São Paulo. Pretendo abrir uma segunda unidade e batalhar para que ele seja premiado", planeja. "É realizar um sonho de cozinha. Minha próxima meta é ganhar uma estrelinha, se Deus quiser." Boa sorte! 

O que rolou na semifinal do MasterChef Profissionais 2023? 

Procurando pelo em ovo 

Antes de lutarem por uma vaga na final, Bárbara, Franklin, Moisés e Yuri tiveram que fazer uma prova técnica valendo vantagens. Eles precisaram apresentar ovos mollet, poché, au plat, frito por imersão, à la coque e mexido aos jurados. Cada vez que uma pessoa ganhava, ela recebia 5 minutos a mais na próxima prova. No entanto, se ninguém apresentasse o ovo na técnica correta, ninguém ganhava vantagem. 

Franklin acabou ganhando 10 minutos de prova, enquanto Bárbara e Yuri ganharam 5. Moisés ficou sem vantagem alguma. Na segunda prova, o desafio foi entregar um prato em que o ovo fosse o protagonista. Franklin acabou se dando bem e venceu com uma releitura de ovos nevados, com sorvete de gema, que conquistou os chefs. É dele a primeira vaga na final do MasterChef.  

Terrine en croûte 

Na prova derradeira da noite, os participantes tiveram que apresentar uma terrine en croûte, mistura de carnes envolta por uma massa semelhante à da empada. Eles ainda tiveram que fazer salada, molho e picles para acompanhar o prato.  

Próximo ao final da prova, Moisés se atrapalhou ao levar a terrine ao ultracongelador e acabou derrubando o prato já pronto. Sem nada para apresentar aos chefs, ele foi desclassificado da disputa. A decisão, portanto, ficou entre Bárbara e Yuri. No fim, Yuri foi eliminado e Bárbara se tornou a segunda finalista da 5ª temporada.  

Mais notícias

Carregar mais