Pesadelo na Cozinha

Óleo ou azeite? Saiba qual é o mais indicado para cozinhar

Da redação

Entenda os benefícios do azeite e do óleo Pixabay
Pixabay

Você já ficou na dúvida ao ter que escolher entre óleo ou azeite para preparar uma boa carne grelhada, temperar saladas ou fritar alguma coisa? Decisão básica na hora de cozinhar, o ingrediente escolhido define parte do sabor final do prato e agrega ou não nutrientes à receita. Abaixo, é possível entender a diferença entre os dois e descobrir qual é mais indicado para cozinhar. 

Antes de tudo, é importante compreender que existem diferentes tipos de óleo e de azeite, cada um com propriedades particulares e benefícios variados. O óleo de soja é o mais comum na mesa dos brasileiros e deve ser usado com equilíbrio. Já o óleo de milho é rico em vitamina E e ajuda na prevenção de diversas doenças. O óleo de canola, por sua vez, é enriquecido com ômega 3, e o de coco é considerado um dos mais saudáveis, por não perder tantas substâncias quando aquecido. 

Com o azeite, o extravirgem é o de menor acidez, com bons antioxidantes. Em seguida, vem o azeite virgem, mais suave e com sabor adocicado. Os dois últimos são o refinado - que não passa por um controle de qualidade e não deve ser aquecido, e o puro, que consiste na mistura entre os azeites refinado e extravirgem. Embora considerado neutro, o último não é indicado em termos de saúde. 

Diante das opções, vale lembrar que todas, quando aquecidas, acabam perdendo nutrientes.  Portanto, a recomendação é que o azeite seja utilizado em alimentos após o preparo, como em saladas, molhos e em finalizações. Em altas temperaturas, como para frituras, o óleo é mais resistente, mas, se requentado, também perde nutrientes.