Notícias

7 filmes para fãs de Fórmula 1 que assistiram (e curtiram) Drive to Survive

Emanuel Colombari 11/03/2022 • 12:37
Imagem: Netflix
Imagem: Netflix

A sexta-feira (11) marcou a estreia da quarta temporada de Drive to Survive, série da Netflix que retrata as temporadas da Fórmula 1. Por isso, é natural que muitos fãs da categoria tirem o fim de semana para maratonar “DTS”.

Desde que estreou em 2019, relatando o que rolou em 2018, a série documental teve profundo impacto na F1. Ao mesmo tempo em que tem o mérito de atrair um público novo para a categoria, é criticada por muita gente que acredita que influencia decisões na pista e fora dela.

Leia também:

De qualque forma, é inegável que Drive to Survive fez muita gente descobrir ou redescobrir a Fórmula 1, graças a cenas caprichadas e detalhes que nem sempre chegam à tona para o público na hora. Além disso, tem o mérito de dar atenção ao que acontece fora do protagonismo – seja no meio do pelotão, seja no fim do grid.

Para o público que vibra com cada episódio de Drive to Survive desde 2019, o blog preparou aqui uma lista com bons filmes e bons documentários sobre a Fórmula 1. Nem todos são facilmente acessíveis, mas todos valem a pena. Confira:

Grand Prix (1966)

Imagem: Reprodução, via IMDB

Talvez o grande filme sobre automobilismo. Pete Aron, piloto norte-americano de F1, é demitido da fictícia equipe Jordan-BRM após um acidente que fere seu companheiro, o britânico Scott Stoddard. Aron é contratado como a aposta certeira da equipe japonesa Yamura, que busca lugar entre as grandes equipes. No fim, Aron e Stoddard disputam o título da temporada de 1966, tendo também a dupla da Ferrari – Jean-Pierre Sarti e Nino Barlini – como adversários. Tudo isso em meio a conflitos humanos, romances e muita tensão na pista. Um filme que você precisa ver.

Rush – No Limite da Emoção (2013)

Imagem: Reprodução, via IMDB

Dirigido por Ron Howard, o filme retrata a temporada de 1976 da Fórmula 1, disputada por Niki Lauda (interpretado por Daniel Brühl) e James Hunt (Chris Hemsworth). Além das cenas espetaculares na pista, o filme ainda é cuidadoso nas cenas de bastidores. O gravíssimo acidente sofrido por Lauda em Nurburgring não fica de fora.

Senna (2010)

Imagem: Reprodução, via IMDB

O documentário de Asif Kapadia fez sucesso nos cinemas nacionais quando lançado e recebeu diversos prêmios. O filme dá atenção a momentos importantes da carreira do tricampeão, como os desentendimentos com Jean-Marie Balestre em 1989 e 1990 e a rivalidade com Alain Prost. A vida pessoal também tem espaço.

Um momento, uma vida (1977)

Imagem: Reprodução, via IMDB

Al Pacino vive Bobby Deerfield, um piloto norte-americano que se apaixona pela enigmática Lillian Morelli (Marthe Keller). Curiosidade: as cenas foram gravadas em 1976 e tiveram José Carlos Pace como dublê. Assim, Pacino é visto nas pistas com o macacão da Brabham – inclusive com os patrocínios brasileiros de Moco.

Os desalmados (1978)

Imagem: Reprodução

Uma exceção aqui, já que a trama se passa no automobilismo dos EUA. Uma grande montadora norte-americana contrata um piloto, Angelo Perino (Tommy Lee Jones), para desenvolver um carro competitivo e eficiente. A história se desenvolve em meio aos envolvimentos amorosos de Perino e aos conflitos da família Hardeman. Com Laurence Olivier e Robert Duvall.

Schumacher (2021)

Imagem: Reprodução, via IMDB

O documentário alemão se concentra principalmente na carreira de Michael Schumacher até o primeiro título com a Ferrari – das categorias de formação, passando por Jordan e Benetton e até o momento em que a equipe italiana questionou sua permanência. O grave acidente de esqui é assunto secundário. Poderia ser um filme mais longo (tem 1h52min).

Williams (2017)

Imagem: Reprodução, via IMDB

Documentário dirigido por Morgan Matthews, conta a história da William desde sua fundação até os momentos de dificuldades dos últimos anos. Tem um olhar especial à família, relatando o acidente que deixou Frank Williams paraplégico em 1986. Claire Williams também participa de maneira importante e franca.

E mais!

O IMDB, principal banco de dados de cinema na internet, ainda recomenda outros filmes sobre Fórmula 1. Entre os mais bem avaliados da plataforma, estão Max Verstappen: Whatever It Takes (2020), McLaren: O Homem por Trás do Volante (2017), Grand Prix Driver (2018), Lewis Hamilton: The Winning Formula (2021), Brabham (2019), Heroes (2020), 1 (2013), Race to Perfection (2020), Superswede: En film om Ronnie Peterson (2017) e Fangio – O Rei das Pistas (2020).

O blog ainda acrescenta dois, embora sem a mesma relação com a Fórmula 1: Gonchi (2015), que retrata a vida e a carreira do uruguaio Gonzalo Rodríguez, astro da Fórmula 3000 no fim da década de 1990 (contra rivais como Juan Pablo Montoya, Nick Heidfeld, Max Wilson e Enrique Bernoldi) e que morreu em um acidente na antiga CART em 2000; e Driver (2001), filme farofa protagonizado por Sylvester Stallone em uma fictícia temporada de 2000 da ChampCar e que conta com participações de vários nomes renomados – Tony Kanaan, Maurício Gugelmin, Juan Pablo Montoya e Jacques Villeneuve entre eles.

Emanuel Colombari

Emanuel Colombari é jornalista com experiência em redações desde 2006, com passagens por Gazeta Esportiva, Agora São Paulo, Terra e UOL. Já cobriu kart, Fórmula 3, GT3, Dakar, Sertões, Indy, Stock Car e Fórmula 1. Aqui, compartilha um olhar diferente sobre o que rola na F-1.