Notícias

Conheça Pedro Clerot, campeão da primeira temporada da Fórmula 4 Brasil

Emanuel Colombari

Imagem: Alex Farias/Divulgação
Imagem: Alex Farias/Divulgação

A Fórmula 4 Brasil conheceu neste final de semana seu primeiro campeão: Pedro Clerot, piloto da equipe Full Time Sports.

Aos 15 anos, o brasiliense venceu a prova deste domingo (6) no Autódromo Ayrton Senna, em Goiânia. Foi a sétima vitória em 2022 para Clerot, que chegou a 267 pontos e não pode mais ser alcançado pela concorrência.

Leia também:

“Conseguir esse título da F4 com três provas de antecedência é realmente indescritível. Gostaria de agradecer a todos que estiveram comigo desde o começo do ano. Tivemos um início de temporada fantástico com vitórias em sequência. O trabalho da Full Time Sports foi incrível, então queria dedicar esse título para todos os mecânicos, engenheiros, minha família e todos que me apoiaram até esse momento”, comemorou Clerot.

O título na F4 coroa uma rápida ascensão. Nascido em Brasília no dia 22 de janeiro de 2007, Pedro Clerot começou sua carreira no kart em 2016. Em pouco tempo, tornou-se tricampeão brasiliense (2018, 2019 e 2021) e venceu duas vezes o Open do Brasileiro da modalidade (2020 e 2021).

Imagem: Alex Farias/Divulgação

Em 2021, veio a transição para os monopostos. Na Fórmula Delta, foi o melhor estreante. Até que veio a chance na primeira temporada da Fórmula 4 Brasil – e o título.

“Foi um campeonato em que o Pedro (Clerot) não cometeu erros, as coisas funcionaram e foi uma união de trabalho em equipe, dedicação e preparo, então ele e todos da equipe estão de parabéns”, analisou Maurício Ferreira, chefe de equipe da Full Time Sports.

Imagem: Alex Farias/Divulgação

O título rendeu ao jovem brasiliense 12 pontos na carteira de piloto – para conquistar a superlicença da Fórmula 1, o piloto precisa de 40 pontos. Agora, Pedro Clerot mira mais vitórias na última etapa da temporada (Interlagos, nos dias 10 e 11 de dezembro), antes de buscar um destino no exterior.

“Em Interlagos, na final, vou tentar buscar novas vitórias. Tenho sete por enquanto e queria 10, mas sei que é difícil, mas pelo menos nove eu vou tentar. Vou pilotar no exterior em 2023, mas ainda vamos decidir sobre o futuro e anunciaremos em breve”, avisou.

Emanuel Colombari

Emanuel Colombari é jornalista com experiência em redações desde 2006, com passagens por Gazeta Esportiva, Agora São Paulo, Terra e UOL. Já cobriu kart, Fórmula 3, GT3, Dakar, Sertões, Indy, Stock Car e Fórmula 1. Aqui, compartilha um olhar diferente sobre o que rola na F-1.