Fórmula 1

Andretti faz acordo com Renault para usar os motores franceses na F1

Para equipe existir, Federação Internacional de Automobilismo ainda precisa aprovar pedido de registro

Por Da redação

Michael, Mario e Marco Andretti
Michael, Mario e Marco Andretti
Honda

O campeão de F1 Mario Andretti revelou há uma semana que o filho Michael homologou junto a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) um pedido formal para a criação de uma nova equipe na categoria para 2024. Mesmo sem a federação ter aprovado o pedido, a futura escuderia já fechou acordo com a Renault para o uso dos motores franceses. 

“Não somos novos nesse meio. Sabemos o que é preciso fazer e sabemos que o tempo é fator importante. Uma vez que assumimos o compromisso, precisamos seguir adiante. Então já tem muito trabalho sendo feito. Já sabemos onde vamos construir a fábrica no Reino Unido. Já temos pessoas que já fizeram esse trabalho. Temos muita coisa em mente. E temos também um acordo formal para fornecimento de motor com a Renault”, revela Mario Andretti em entrevista ao canal de David Land no Youtube. 

Segundo Mario, o filho preenche todos os requisitos exigidos pela Federação para a criação do time, que seria o 11º no atual grid da Fórmula 1.

“Michael se aplicou junto à FIA pedido para formar uma nova equipe de F1 a partir de 2024. Sua empresa, Andretti Global, tem os recursos e preenche todos os requisitos. Ele está aguardando o parecer da FIA”, afirmou Mário em postagem na semana passada. 

O interesse da família, que tem forte ligação com o automobilismo, com a F1 não é novo. Em 2021, o clã tentou adquirir a Alfa Romeo/Sauber, mas o negócio acabou emperrando nos últimos detalhes. A ideia era de colocar a promessa americana Colton Herta ao lado de Valtteri Bottas para a temporada atual. 

“Nós vivemos e respiramos apenas o automobilismo e ele está na idade agora que ele tem que dar um grande passo adiante, se você quiser, para poder ter pelo menos bons 25 anos em um negócio. E é isso, então estamos todos dentro e prontos para ir", afirma Andretti. 

Inclusive, além do título conquistado por Mario em 1978, com a Lotus, o filho Michael também disputou o campeonato de F1, em 1993, quando foi companheiro de Ayrton Senna na McLaren. Contudo, Michael teve menos sucesso que o pai e acabou sendo substituído por Mika Hakkinen antes do fim da temporada. 

O envolvimento do clã Andretti com o automobilismo é gigantesco. Além de equipes na Fórmula Indy e na Road to Indy, a base da categoria americana, a família também tem equipes na Fórmula E, na Extreme E e na V8 Supercars (espécie de Stock Car australiana).

Craque Neto avalia pinturas dos carros da Fórmula 1. Assista

Tópicos relacionados

Notícias

Carregar mais