O norte-americano Colton Herta realizou nesta segunda-feira (11) seu primeiro dia de testes com a McLaren no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão (Portugal). Ao longo do dia, ele guiou um MCL35M, modelo utilizado pela McLaren a temporada 2021 da Fórmula 1.
Aos 22 anos, Herta participa de um programa de dois dias de testes com a equipe inglesa. O piloto da Andretti na Fórmula Indy segue com as atividades nesta terça-feira (12).
De acordo com a McLaren, a oportunidade dada a Colton Herta é parte do novo regulamento da F1, que permite às equipes realizar testes com carros utilizados na temporada passada. Para isso, precisam contar com pilotos que não estejam na categoria como titulares ou reservas oficiais.
Os testes da McLaren em Portugal ocorrem até esta quarta-feira (13). No último dia, a equipe deverá contar com os trabalhos do britânico Will Stevens, atual piloto de desenvolvimento do time e ex-piloto de Caterham (2014) e Marussia (2015) na F1. Desde 2016, Stevens disputa o Mundial de Endurance.
No Twitter, o diretor-executivo da McLaren, Zak Brown, comemorou a estreia do piloto norte-americano. “É bom ver Colton Herta dar voltas com nosso MCL35M de 2021 como parte de nosso Programa de Testes de Carros Anteriores (TPC) em Portimão”, registrou.
Piloto da Indy desde 2018, Herta assinou contrato em março com a McLaren para trabalhar como piloto de desenvolvimento em 2022. Como parte do TPC, o time tem realizado atividades recentes com pilotos de fora da Fórmula 1, como Pato O’Ward e Jehan Daruvala.
“Nós acreditamos que este programa de testes dará a ele uma experiência valiosa, enquanto demonstra o benefício de expandir o programa de testes para exibirmos pilotos promissores para o futuro”, afirmou Andreas Seidl, chefe de equipe da McLaren na F1, em nota divulgada nesta segunda-feira.
Herta foi especulado como piloto da Alfa Romeo para 2022, e ainda é cotado para uma vaga no grid para 2024. Para isso, depende do sucesso nas tentativas da Andretti, que negociou para comprar as operações da Sauber (responsável pela Alfa Romeo) e que tenta entrar na categoria como nova equipe.
Ao mesmo tempo, a McLaren se vê envolvida em rumores a respeito de seus pilotos para as próximas temporadas. Embora Lando Norris e Daniel Ricciardo tenham contratos respectivamente até 2025 e 2023, o time é ligado a nomes, especialmente para a vaga do australiano. Pierre Gasly, Pato O'Ward, Oscar Piastri e Colton Herta já foram ventilados.