Fórmula 1

Em 15 dias, Sainz supera cirurgia e volta a vencer na F1: 'Uma montanha-russa'

Espanhol da Ferrari foi de ausência no GP da Arábia Saudita para vitória no GP da Austrália

Da redação

Ainda no carro, Carlos Sainz comemorou pelo rádio com a Ferrari a vitória do Grande Prêmio da Austrália deste domingo (24), em Melbourne.

“Isto é incrível”, disse o espanhol entre risadas. “Obrigado, caras. A vida é uma montanha-russa, não?”

Quinze dias antes, um convalescente Sainz chegava ao paddock do Grande Prêmio da Arábia Saudita sem condições físicas de disputar a prova. Na véspera, passara por uma operação de última hora após um diagnóstico de apendicite. O britânico Oliver Bearman, reserva da Ferrari, assumiu o posto e chegou em sétimo.

Desde então, Sainz correu contra o tempo. Chegou a Melbourne na segunda-feira (18) para se adaptar em meio à recuperação física. Nos dias seguintes, mais disposto, pedalou pelo circuito de Albert Park para reconhecer a pista.

Mesmo assim, era dúvida e precisaria passar por exames médicos. Na quinta-feira (21), assegurou: caso não sentisse que tem condições de pilotar após os treinos livres, avisaria a Ferrari e ficaria novamente de fora.

No fim, Sainz foi normalmente para a pista ao longo de toda a programação. Na qualificação, conquistou o segundo lugar, atrás apenas da Red Bull de Max Verstappen. Na corrida, tomou a liderança logo na segunda volta e viu o tricampeão abandonar na terceira. Dominou, venceu e foi eleito pelo público o piloto do dia.

“Foi uma ótima corrida. Eu me senti muito bem”, disse Sainz após a vitória, a terceira dele na Fórmula 1 – antes, ele havia subido ao topo do pódio no GP da Inglaterra de 2022 e no GP de Singapura de 2023.

“É claro, foi um pouco duro, especialmente fisicamente. Não foi a corrida mais fácil, mas tive sorte de estar mais ou menos por conta própria e consegui administrar meu ritmo, meus pneus, tudo. Não foi a corrida mais fácil, mas estou muito feliz, muito orgulhoso da equipe”, afirmou.

Para completar a festa, Charles Leclerc foi o segundo colocado. Foi a primeira dobradinha da Ferrari desde o GP do Bahrein de 2022.

“Estou muito feliz por uma dobradinha com Charles aqui. Isso mostra que o trabalho duro vale a pena. A vida às vezes é maluca”, comemorou o espanhol, lembrando a trajetória desde o GP do Bahrein que abriu a temporada, quando foi terceiro. “É uma montanha-russa, mas eu amei isso e estou extremamente feliz.”

Tópicos relacionados

Notícias

Carregar mais