Fórmula 1

Chefe da Williams, sobre batida de Sargeant: "Não sabia bem onde estava"

James Vowles explica que americano teve dificuldades para entender o próprio posicionamento em trecho de subida da pista de Suzuka: "Colocou uma roda na grama"

Da redação

Logan Sargeant momentos antes de acidente no Japão
Logan Sargeant momentos antes de acidente no Japão
Reprodução BandSports

Segundo James Vowles, chefe da Williams, o acidente sofrido por Logan Sargeant no primeiro treino livre do GP do Japão, realizado nesta sexta-feira, teria sido causado não pelo americano estar imprimindo um ritmo forte, mas por uma confusão espacial do piloto, que perdeu a referência dos limites do traçado em um trecho de subida da pista de Suzuka.

+ Piastri lidera segundo treino livre no Japão

“Foi no topo do morrinho que tem ali. Ele teve dificuldades para ver o próprio posicionamento na pista. Fundamentalmente, parece que ele não sabia bem onde estava, com a grama na parte de fora, e colocou uma roda na grama", explica Vowles.

“O que você viu aqui não foi um erro do piloto porque ele estava forçando no limite. É um tipo muito diferente de erro, frustrante em todos os aspectos, porque não estava no limite do que o carro poderia fazer. Havia muito mais potencial de viragem no carro. Ele simplesmente não sabia onde o carro estava na pista, em relação ao lugar onde ele esperava que estivesse”, adiciona. 

Sargeant perdeu o controle do carro quando colocou as rodas direitas na grama na veloz curva Dunlop, com pouco mais de meia hora de treino. O piloto acertou a barreira de proteção e parou na brita.

Apesar do chassi, já danificado pelo acidente de Albon na Austrália, ter sobrevivido ao impacto, a suspensão dianteira e a caixa de câmbio sofreram danos significativos, impedindo a equipe de preparar o carro a tempo do americano participar do segundo treino livre. 

"O chassi está bem, felizmente, mas diria que praticamente tudo mais não está. Toda a suspensão, caixa de câmbio rachada, danos significativos. Vai ser difícil. Obviamente, faremos o nosso máximo para tentar colocar o carro de volta na pista, mas os danos são extensos. Vai levar um tempo."

Início de temporada difícil para Sargeant

Além de ter sido superado pelo companheiro nas duas primeiras classificações e corridas do ano, o americano perdeu o GP da Austrália porque precisou ceder o próprio carro para Albon, que bateu após um erro no primeiro treino livre. E agora o acidente no Japão não apenas coloca mais pressão em Sargeant, mas também tira tempo precioso de pista de um piloto que precisa desesperadamente de confiança e experiência. 

Os pilotos retornam à pista na madrugada de sexta para sábado, com o terceiro treino livre às 23h20 (BandSports. Band.com.br e BandPlay), e com a classificação, com transmissão aberta a partir das 2h15 (Band, BandSports, Band.com.br e BandPlay).

Tópicos relacionados

Notícias

Carregar mais