Fórmula 1

Felipe Massa pode pedir na Justiça o título da F1 de 2008? Entenda o caso

Massa se diz motivado para questionar título de 2008 da F1 após declaração de Ecclestone; entenda o caso

Da redação

O título mundial de Lewis Hamilton na Fórmula 1 de 2008 pode ser contestado em breve por Felipe Massa. O piloto brasileiro, que foi vice-campeão daquele ano, admitiu estudar medidas legais para pedir judicialmente a revisão do campeonato.

Em entrevista ao “Motorsport.com”, Massa disse que pode ir atrás de “justiça” depois do que afirmou recentemente Bernie Ecclestone, chefão da F1 à época, a respeito do GP de Singapura daquele ano (entenda mais abaixo). Saiba também o que é o Singapuragate aqui.

O que Felipe Massa pode contestar?

Em 2008, Felipe Massa perdeu o campeonato mundial de Fórmula 1 com a diferença de um ponto para Lewis Hamilton. À época, o brasileiro estava na Ferrari e o britânico na McLaren Mercedes.

A polêmica em que Massa vê injustiça aconteceu no GP de Singapura, a 15ª corrida da temporada.  

Nelson Piquet Júnior, filho do tricampeão mundial Nelson Piquet, pilotava pela Renault ao lado de Fernando Alonso. A pedido do chefe Flavio Briatore e do engenheiro Pat Symonds, ele colidiu intencionalmente na curva 14 do circuito, quando Felipe Massa liderava a prova.

A batida forçou o safety car, que indiretamente acabou ajudando o espanhol da Renault a vencer a corrida. Com bandeira amarela, Massa entrou nos boxes. Acontece que a Ferrari liberou o piloto com a mangueira de reabastecimento ainda presa ao carro.

Com o erro da equipe italiana, Massa despencou na classificação e não pontuou na corrida. De quebra, ele ainda foi punido por quase tocar em Adrian Sutil, da Force India-Ferrari, ao ser liberado de forma insegura na parada.

Declaração polêmica de Bernie Ecclestone

Nos últimos dias, Bernie Ecclestone, ex-chefão da F1 naquela época, reviveu a polêmica. O executivo disse que Lewis Hamilton não deveria ter sido campeão em 2008 justamente por causa da batida proposital de Nelson Piquet Jr. em Singapura.

Decidimos não fazer nada, queríamos proteger a F1 e salvá-la de um escândalo. Havia uma regra que dizia que a posição de um campeão mundial era intocável após a cerimônia de premiação da FIA (Federação Internacional de Automobilismo). Assim, Hamilton recebeu a taça e tudo ficou bem. Mas tínhamos informações suficientes naquele momento para investigar o assunto. Segundo o regulamento, devíamos ter anulado a corrida em Singapura por essas condições.

Caso a prova fosse de fato anulada, Felipe Massa terminaria o campeonato mundial de F1 de 2008 na liderança.

Massa vê injustiça da F1

Primeiro, isso é muito triste, descobrir que uma corrida foi roubada... Isso ficou claro no ano seguinte.

“Aconteceram as punições do (Flavio) Briatore e do Pat Symonds, enquanto o resultado de uma coisa que foi roubada não aconteceu nada.”

“Depois de 15 anos, nós ouvimos que o [antigo] dono da categoria fala que soube em 2008, junto com o presidente da FIA, e eles não fizeram nada para não sujar o nome da F1. Isso é muito triste. Você sabe que uma coisa foi roubada, o resultado dessa corrida era para ser cancelado e eu teria um título. No final, quem mais saiu perdendo com esse resultado fui eu. Estamos indo atrás para entender tudo isso", seguiu Massa.

Quais os próximos passos, segundo Massa

Na entrevista ao “Motorsport.com”, Massa ressaltou que não irá atrás de medidas legais, se forem possíveis, pensando em dinheiro.

"Eu pretendo estudar a situação. O resultado, os estudos do que dizem as leis, as regras... A gente tem que ter uma ideia do que é possível fazer. Como eu disse, eu não tenho interesse financeiro nisso. Vou processar a FIA para ganhar dinheiro em cima, mas sem mudar o resultado? Isso não me interessa. O que me interessa apenas é a justiça correta dessa situação", disse o brasileiro.

O piloto disse que irá estudar as possibilidades e ver se dá para fazer alguma coisa 15 anos depois do acontecimento.

“Existem regras, existem muitas coisas que, dependendo do país, você não pode voltar depois de 15 anos para resolver uma situação", ponderou. “Eu não sei se é possível dividir um título. Se foi comprovado que aquela corrida foi roubada, ela tem que ser cancelada, essa é a justiça.”

Tópicos relacionados

Notícias

Carregar mais