Fórmula 1

FIA exige compromisso de pilotos russos e bielorrussos com medidas em documento

Termo chamado "Compromisso do Piloto" proíbe manifestações de apoio à invasão da Ucrânia

Por Da redação

Termo chamado "Compromisso do Piloto" proíbe manifestações de apoio à invasão da Ucrânia
Termo chamado "Compromisso do Piloto" proíbe manifestações de apoio à invasão da Ucrânia
FIA

A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) divulgou nesta sexta-feira (4) um documento que deve ser assinado por pilotos de Rússia e Belarus para que possam participar de competições em 2022. A exigência é válida “até novo aviso”.

A comunicação desta sexta-feira integra as decisões tomadas na reunião realizada três dias antes. O documento reforça as medidas adotadas e a posição da FIA contrária à invasão russa.

“A FIA condena inequivocamente a invasão russa à Ucrânia e o apoio prestado por Belarus. As decisões do Conselho Mundial de Esporte a Motor representam o forte compromisso da FIA em se solidarizar com o povo da Ucrânia, com a Federação Automobilística da Ucrânia e todos aqueles que sofrem como resultado do conflito em curso”, afirma o comunicado.

O documento apresentado, chamado “Compromisso do Piloto”, exige concordância com dez tópicos - entre eles a proibição de manifestações de apoio à invasão à Ucrânia, o veto às manifestações com símbolos nacionais e o aceite a possíveis proibições de participações em eventos.

Confira a lista:

  1. “Cumprirei as decisões do Conselho Mundial do Esporte a Motor de 1 de março de 2022. Entendo que qualquer recusa ou descumprimento dessas decisões constituirá uma violação do artigo 12.2.1.e do Código Desportivo Internacional da FIA e pode resultar na imposição de uma penalidade ou sanção ao abrigo do Código Desportivo Internacional, dos Estatutos da FIA, das Regras Judiciais e Disciplinares da FIA e/ou de qualquer outra disposição aplicável das regras e regulamentos da FIA.”
  2. “Reconheço o forte compromisso assumido pela FIA em se solidarizar com o povo da Ucrânia, com a Federação de Automobilismo da Ucrânia e com todos aqueles que sofrem como resultado do atual conflito.”
  3. “Reconheço que só posso participar de eventos cobertos de forma individual e neutra, e não de forma alguma como representante da Rússia ou da Bielorrússia.”
  4. “Não exibirei quaisquer símbolos, cores ou bandeiras nacionais russos/bielorrussos publicamente ou através das redes sociais.”
  5. “Não exibirei em uniformes, roupas, acessórios ou outros itens pessoais, ou em meus equipamentos ou carros a qualquer momento em relação à minha participação em eventos cobertos ou de outra forma na minha qualidade de participante de eventos cobertos: a bandeira da Rússia ou de Belarus (atual ou histórica); qualquer ilustração de ou referência à bandeira de Rússia ou Belarus; qualquer emblema nacional ou outro símbolo nacional de Rússia ou Belarus (brasão de armas da Rússia/águia bicéfala da Rússia); as palavras ‘russo’, ‘Rússia’, ‘Belarus’, ‘bielorusso’, ‘Federação Russa de Automobilismo’ ‘Federação de Automobilismo de Belarus’, ou as siglas ‘RUS’ ou ‘RAF’ ou ‘BAF’ ou ‘FBA’ ou ‘BLR’ em qualquer idioma ou formato; ou o emblema da Federação Russa de Automobilismo (‘RAF’) ou da Federação de Automobilismo de Belarus (‘FBA’/’BAF’).”
  6. “Reconheço que nenhum hino nacional russo/bielorrusso será tocado em eventos cobertos. Não tocarei ou cantarei o hino nacional russo/bielorrusso em nenhum local oficial do evento ou outra área controlada pela FIA ou pelo organizador ou promotor de um evento coberto, ou de outra forma relacionado à minha participação em eventos cobertos ou de outra forma em minha capacidade como participante de eventos cobertos.”
  7. “Não farei quaisquer declarações ou comentários, tomarei quaisquer ações ou me comporte de forma que seja prejudicial aos interesses da FIA, de qualquer competição e/ou do automobilismo em geral. Em particular, não expressarei nenhum apoio (direto ou indireto) às atividades russas e/ou bielorrussas em relação à Ucrânia.”
  8. “Cumprirei em todos os momentos com: a) Todas as regras e regulamentos, circulares, guias, procedimentos e todos os outros requerimentos da FIA, conforme alterações; b) Todas as decisões, regras e direções da FIA, e; c) Todo o regime de sanções aplicáveis.”
  9. “Reconheço e aceito que a FIA pode implementar outras medidas ou emitir outras decisões em relação à minha participação em eventos cobertos à luz do conflito em curso na Ucrânia, incluindo o direito de me recusar a entrada ou impedir-me de participar e/ou participar qualquer evento coberto. Cumprirei quaisquer outras medidas e decisões.”
  10. “Li e compreendi o conteúdo deste Compromisso do Piloto e reconheço que ele é juridicamente vinculativo para mim.”

O documento deve ter dados de identidade do piloto e ser assinado por ele. Em caso de competidores menores de 18 anos, deve ter também a identificação e a assinatura de um responsável legal.

Tópicos relacionados

Notícias

Carregar mais