Fórmula 1

Décimo no Bahrein, Guanyu Zhou atinge duas metas de uma só vez na Fórmula 1

Chinês da Alfa Romeo se animou com ponto, mas afirma: "Há muito mais que quero alcançar"

Da redação

Chinês da Alfa Romeo se animou com ponto, mas afirma: "Há muito mais que quero alcançar"
Chinês da Alfa Romeo se animou com ponto, mas afirma: "Há muito mais que quero alcançar"
Alfa Romeo Orlen

Qualquer que fosse o resultado do Grande Prêmio do Bahrein deste domingo (20), Guanyu Zhou seria responsável pelo melhor resultado da história de um piloto da China na Fórmula 1 – afinal, pela primeira vez, o país teria um competidor alinhando no grid. No entanto, o chinês da Alfa Romeo não decepcionou a torcida e cruzou a linha de chegada na 10º colocação, somando um ponto logo em sua estreia.

O desempenho no Bahrein coroou um final de semana competitivo para a Alfa Romeo, que teve problemas durante boa parte da pré-temporada. Valtteri Bottas, companheiro de Zhou, foi o sexto colocado, depois de ter largado na mesma posição, e somou mais oito pontos para o time operado pela Sauber.

Após a prova, Zhou se disse “muito feliz” e destacou as “muitas emoções” da corrida. “Ver como todos trabalharam tão duro para irmos de onde estávamos no ano passado para chegarmos onde estamos neste ano é incrível”, disse – em 2021, a Alfa Romeu somou apenas 13 pontos e foi a nona colocada do Mundial de construtores.

“Meu maior sonho era correr na Fórmula 1. Depois, somar pontos. Esta noite, eu fiz as duas coisas: estar no grid com outros 19 pilotos foi uma loucura, mas a corrida em si foi muito intensa. Nem tanto na parte física, mas principalmente na parte mental”, completou.

Os resultados dos dois pilotos deixaram a equipe eufórica. De acordo com Frédéric Vasseur, chefe de equipe da Alfa Romeo, pontuar com os dois carros “é a maneira perfeita para começar uma temporada”.

“Estou muito feliz por Valtteri e Zhou. Ter este resultado logo na primeira corrida deles com a equipe é a melhor maneira de começarmos nossa relação. Vamos tentar construir a partir dos resultados desta noite enquanto continuamos a desenvolver nosso carro e continuamos a batalhar”, afirmou.

Discreto durante boa parte da prova, Zhou ganhou posições após os abandonos de Pierre Gasly (AlphaTauri), Max Verstappen (Red Bull) e Sergio Pérez (Red Bull) nas voltas finais. No fim, foi coroado com o ponto da décima posição. Agora, quer mais.

“Tentei dar tudo que tinha hoje, e isso significa muito para mim e para todo mundo que me apoiou. A volta de desaceleração foi muito emocionante – estou muito orgulhoso de minha equipe e de meu companheiro de equipe, por todo o trabalho que fizemos juntos para trazermos esta recompensa. Será um dia que eu nunca vou esquecer. Vou curtir esse momento por um tempo, mas depois toda a atenção se voltará para Jidá. Há muito mais que quero alcançar”, concluiu, de olho no Grande Prêmio da Arábia Saudita do fim de semana.

Tópicos relacionados

Notícias

Carregar mais