Fórmula 1

Hamilton multado por "zerinho" e pazes de Senna e Prost marcaram GP da Austrália

Piloto da Mercedes foi multado em 2010 por direção perigosa; Senna e rival francês selaram a paz no pódio do GP de 1993

Da redação

Na Fórmula 1 desde 1985, o GP da Austrália, palco da etapa deste fim de semana, tem muita história para contar.

Disputado no circuito de rua de Adelaide até 1995, a prova passou a ser sediada no Albert Partk, em Melbourne, a partir do ano seguinte. Até hoje, o país realizou nada menos 37 corridas, com apenas dois cancelamentos, em 2020 e 2021, por causa da pandemia de Covid-19.

Confira abaixo cinco curiosidades da única prova na Oceania. 

1. F1 imortalizada nas ruas de Adelaide

Apesar de ter saído de Adelaide e ido para Melbourne em 1995, a F1 segue viva na capital da Austrália do Sul. Isso porque várias ruas de Adelaide foram batizadas com nomes de pilotos que correram por lá. Tem a rua Senna, a rua Schumacher, a rua Rosberg e muito mais.

2. Hamilton multado por direção perigosa

É difícil olhar para Lewis Hamilton e imaginar ele fazendo coisa errada, mas em 2010, o piloto foi pego dando zerinhos e cantando pneu do lado de fora do circuito de Albert Park com uma Mercedes. O então piloto da McLaren foi punido com 500 dólares australianos, algo em torno de R$ 1,5 mil e R$ 2 mil. 

3. Ricciardo perde pódio inédito por punição

Daniel Ricciardo se tornou o primeiro australiano a conquistar um pódio em casa ao terminar o GP da Austrália em segundo em 2014. Pena que a alegria do sorridente piloto durou pouco. Ele foi punido por uma irregularidade no fluxo de combustível de sua Red Bull e acabou desclassificado. 

4. Acidente de Alonso é exemplo de segurança na F1

Fale o que quiser da F1, menos da segurança. Em 2016, Fernando Alonso sofreu essa panca absurda no GP da Austrália após se tocar com Esteban Gutiérrez, da Sauber, na primeira volta. Mas graças a toda a segurança investida na categoria, o espanhol saiu do carro andando e sem quaisquer ferimentos. 

5. Uma corrida especial para Ayrton Senna em 1993

O GP da Austrália de 1993, o último daquela temporada, foi marcante para Ayrton Senna. Foi lá a despedida da McLaren, equipe pela qual conquistou todos os títulos, foi lá que ele fez as pazes com Alain Prost no pódio da corrida e também foi naquele ano em que Tina Turner chamou o homem no palco durante a música Simply the best, que tem tudo a ver com o tricampeão. 

Cola no Grid!

E já a partir do GP da Austrália, você terá uma nova resenha, ao vivo, pós-corrida.

O Cola no Grid estreia logo após a bandeirada da corrida em Melbourne, lá por volta das 3h/3h30 de sábado para domingo. O programa será apresentado por Fred Sabino, editor executivo da F1 na Band, e, neste primeiro episódio, terá como convidado ninguém menos que Reginaldo Leme, lenda da cobertura de Fórmula 1 e comentarista de automobilismo do Grupo Bandeirantes.

Para acompanhar, é fácil demais: o programa será exibido na mesma tela de transmissão da corrida no Band.com.br e no BandPlay. Então para assistir a essa resenha nem precisa mudar de janela quando a corrida acabar. Não dá mole e Cola no Grid!

Tópicos relacionados

Notícias

Carregar mais