Fórmula 1

Valor simbólico de compra da Brawn GP foi pago com moeda de uma libra

Apesar do valor simbólico pago por Ross Brawn à Honda pela aquisição do time servir como formalidade contratual, moeda existe e pertence a executivo da companhia japonesa

Da redação

Moeda de uma libra da compra da Brawn GP
Moeda de uma libra da compra da Brawn GP
Reprodução/Star+

A história da equipe Brawn GP é tão surreal que virou até documentário. A equipe, que durou apenas um ano, venceu os Mundiais de Pilotos e Construtores em sua única temporada, em 2009. Foi a primeira vez desde 1951, segundo ano da Fórmula 1, que uma equipe era campeã em seu ano de estreia. 

A jornada fica ainda mais inacreditável pelo fato de a escuderia ter sido criada a partir do espólio da Honda, comprado pelo preço módico de uma libra. Isso porque, em pleno cenário de crise econômica mundial, era mais barato para a companhia nipônica repassar toda a estrutura para alguém do que encerrar centenas de postos de trabalho. E também era uma forma de manter os profissionais da equipe empregados.

O espólio da Honda foi vendido por apenas uma libra a Ross Brawn, o então chefe da equipe japonesa. E ainda que o valor pago tenha sido mera formalidade contratual, a cereja do bolo é que não apenas a transação foi concluída com uma moeda de uma libra, como ela ainda existe -  e hoje está em posse de um executivo da Honda. 

Ao final da temporada 2009, a Brawn acabou sendo vendida pela Mercedes por nada menos que US$ 175,7 milhões (um bom retorno, não é mesmo?). Brawn fez parte da equipe alemã até sair do esporte para “ir pescar", como ele mesmo explicou na época. Atualmente, o engenheiro britânico trabalha como diretor técnico da Fórmula 1. 

A história é contada no documentário “Brawn: Uma História Incrível da F1”, exibido pelo canal de streaming “Star +”, com apresentação de Keanu Reeves e participações de todas as figuras centrais envolvidas naquela temporada histórica de 2009. 

Tópicos relacionados

Notícias

Carregar mais