Copa do Mundo

França busca feito que não se repete desde o Brasil em 2002

Apenas cinco países disputaram duas finais consecutivas e a França tenta isso pela primeira vez, contra Marrocos

Por Marcella Azevedo

Franceses comemorando classificação diante da Inglaterra
Franceses comemorando classificação diante da Inglaterra
Matthew Childs /REUTERS

A França enfrenta o Marrocos às 16h (horário de Brasília) de hoje (14), no Al Bayt Stadium, e vai em busca de um feito inédito para os franceses: disputar sua segunda final de Copa do Mundo consecutiva. 

Itália, Brasil, Holanda, Alemanha e Argentina são os únicos países que já disputaram finais seguidas. 

A primeira seleção a conseguir esse feito foi a Itália. Em 1934, a tetracampeã conquistou seu primeiro título em cima da Tchecoslováquia e em 1938 conseguiu o bicampeonato diante da Hungria. 

O Brasil conseguiu isso em dois momentos diferentes: 1958 e 1962 e 1994, 1998 e 2002. Em 1958, os brasileiros derrotaram a Suíça e, na Copa seguinte, conquistaram o segundo título da Seleção Brasileira diante da Tchecoslováquia. Em 1994, o Brasil conquistou o tetra sobre a Itália. Já em 1998, a Amarelinha foi derrotada pelos franceses na grande final. Em 2002, O Brasil conquistou o pentacampeonato com uma vitória sobre a Alemanha. 

Os holandeses foram para as finais de 1974 e 1978. Em ambas oportunidades foram vice-campeãs. A primeira derrota foi diante da Alemanha e a segunda para a Argentina. 

A Alemanha também já chegou de forma seguida em três finais. E tornou-se campeã apenas na terceira vez. Em 1982 perdeu para Itália; 1986 perdeu a final para a Argentina; e apenas em 1990 se vingou da Argentina e sagrou-se campeã.

Os argentinos, por sua vez, foram para as finais em 1986, quando tornaram-se campeões diante da Alemanha, e em 1990, quando ficou com o vice, também em cima da seleção europeia. 

A França foi campeã do mundo em 2018, diante da Croácia, e vai enfrentar o Marrocos com o objetivo de estar pela primeira vez de forma consecutiva em uma final de Copa do Mundo. Os franceses buscam seu terceiro mundial. 

Tópicos relacionados