Futebol

Fifa suspende jogos internacionais na Rússia e veta nome do país em partidas

País passa a ser identificado como União de Futebol da Rússia em competições

Por Da redação

A Fifa anunciou neste domingo (27) medidas de punição à Rússia após a invasão à Ucrânia. As decisões foram tomadas após reunião que envolveu o presidente Gianni Infantino e os presidentes das seis confederações continentais: AFC (Ásia), CAF (África), Concacaf (Américas Central e do Norte), Conmebol (América do Sul), OFC (Oceania) e Uefa (Europa).

Conforme decidido pela Fifa, a Rússia não poderá, até segunda ordem, receber jogos de competições internacional – as partidas nas quais as equipes russas são anfitriãs deverão acontecer em outros países.

Além disso, a Rússia passa a ser identificada em qualquer competição como RFU (sigla em inglês para União de Futebol da Rússia), e não com o nome do país. Bandeiras e hino do país também estão excluídos do protocolo oficial.

“A Fifa gostaria de reiterar sua condenação ao uso da força pela Rússia na invasão da Ucrânia. A violência nunca é uma solução, e a Fifa expressa sua mais profunda solidariedade a todas as pessoas afetadas pelo que está acontecendo na Ucrânia”, diz a entidade em nota.

“A Fifa pede novamente a restauração urgente da paz e o início imediato do diálogo construtivo. A Fifa permanece em contato próximo com a Associação Ucraniana de Futebol e com membros da comunidade ucraniana de futebol que pedem apoio para deixar o país enquanto o conflito atual persistir”, acrescenta a nota.

De acordo com a entidade máxima do futebol, as medidas têm validade “imediata” e seguem as recomendações do COI (Comitê Olímpico Internacional). Além disso, não foi descartada uma punição mais severa, incluindo exclusões de competições.

Eliminatórias

A Fifa ainda informou que tem conversado com representantes das seleções de Polônia, Suécia e República.

As três equipes estão na mesma chave da Rússia na repescagem europeia das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022, e anunciaram que não enfrentarão os russos. Jogos em campos neutros também foram descartados.

“A Fifa tomou nota das posições expressas nas mídias sociais pela Associação Polonesa de Futebol, a Associação de Futebol da República Tcheca e a Federação Sueca de Futebol e já dialogou com todas essas associações de futebol", diz o comunicado, alegando que a entidade "permanecerá em contato próximo para buscar soluções adequadas e aceitáveis ??em conjunto”.

Nas redes sociais, o presidente da PZPN (Associação Polonesa de Futebol), Cezary Kulesza, classificou como “inaceitável” a decisão da Fifa e reiterou que a Polônia não enfrentará a seleção russa nas condições apresentadas.

“A decisão de hoje da Fifa é inaceitável para nós. Na situação da guerra na Ucrânia, não estamos interessados em jogo de aparências. Nossa posição permanece a mesma: a seleção polonesa NÃO IRÁ JOGAR contra a Rússia na repescagem, qualquer que seja o nome da seleção russa”, escreveu Kulesza no Twitter.

Confira na íntegra o comunicado da Fifa:

Em primeiro lugar, a Fifa gostaria de reiterar sua condenação ao uso da força pela Rússia na invasão da Ucrânia. A violência nunca é uma solução, e a Fifa expressa sua mais profunda solidariedade a todas as pessoas afetadas pelo que está acontecendo na Ucrânia.

A Fifa pede novamente a restauração urgente da paz e o início imediato do diálogo construtivo. A Fifa permanece em contato próximo com a Associação Ucraniana de Futebol e com membros da comunidade ucraniana de futebol que pedem apoio para deixar o país enquanto o conflito atual persistir.

Para tratar de assuntos relacionados ao futebol e em coordenação com a Uuefa, a diretoria do Conselho da Fifa - envolvendo o presidente da Fifa e os seis presidentes das Confederações - decidiu por unanimidade tomar as primeiras medidas imediatas, de acordo com as recomendações do Comitê Olímpico Internacional (COI), e que serão aplicáveis até novo aviso:

  • Nenhuma competição internacional será disputada no território da Rússia, com partidas “em casa” sendo disputadas em território neutro e sem espectadores
  • A associação membro que representa a Rússia deve participar de qualquer competição sob o nome “União de Futebol da Rússia (RFU)” e não “Rússia”
  • Nenhuma bandeira ou hino da Rússia será usado em partidas em que equipes da União de Futebol da Rússia participem

A Fifa continuará seu diálogo contínuo com o COI, a Uefa e outras organizações esportivas para determinar quaisquer medidas ou sanções adicionais, incluindo uma possível exclusão das competições, que serão aplicadas em um futuro próximo, caso a situação não esteja melhorando rapidamente. A Mesa do Conselho da Fifa permanece de prontidão para tomar qualquer uma dessas decisões.

É importante ressaltar que a Fifa acredita fortemente que o movimento esportivo deve estar unido em suas decisões sobre este tema e que o esporte deve continuar sendo um vetor de paz e esperança.

Com relação às próximas eliminatórias da Copa do Mundo da Fifa 2022, a Fifa tomou nota das posições expressas nas mídias sociais pela Associação Polonesa de Futebol, a Associação de Futebol da República Tcheca e a Federação Sueca de Futebol e já dialogou com todas essas associações de futebol. A Fifa permanecerá em contato próximo para buscar soluções adequadas e aceitáveis ??em conjunto.

Os pensamentos da Fifa permanecem com todos os afetados por essa situação chocante e preocupante.

Mais notícias

Carregar mais