Notícias

Afeganistão: EUA realizam ataque aéreo contra Estado Islâmico

Ação militar foi uma resposta a atentado ao aeroporto de Cabul na última quinta-feira (26)

Alessandro Di Lorenzo, da BandNews FM

Isis-K assumiu autoria de atentado em aeroporto no Afeganistão
Isis-K assumiu autoria de atentado em aeroporto no Afeganistão
Reprodução/Twitter

O Pentágono anunciou na última sexta-feira que realizou um ataque aéreo com drones contra alvos do ramo afegão do Estado Islâmico, o Isis-K. Dois militantes do grupo terrorista morreram.

A ação militar foi uma resposta ao atentado promovido pelo EI nas proximidades do aeroporto de Cabul, capital do Afeganistão, na última quinta-feira (26). Mais de 180 pessoas morreram, incluindo 13 militares americanos. 

Segundo a Casa Branca, o ataque aéreo não tripulado ocorreu na província de Nangahar.

De acordo com o governo dos Estados Unidos, a missão foi um sucesso e não há informações sobre vítimas civis.

De acordo com o porta-voz do Comando Central, a reação americana ocorreu para retaliar o terrorismo. Sobre vítimas, o capitão Bill Urban apontou: "As indicações iniciais são de que matamos o alvo. Não temos conhecimento de vítimas civis".

Pronunciamento de Biden

Em pronunciamento feito na última quinta-feira (26), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou que irá caçar os terroristas responsáveis pelos ataques nas proximidades do aeroporto de Cabul, na capital do Afeganistão. “Não iremos esquecer, nem perdoar. Vamos caçar vocês e fazê-los pagar", disse.

Biden disse estar com o coração partido e afirmou que não vai esquecer ou perdoar o que aconteceu. Ele também garantiu que vai adotar todas as medidas que estão ao seu alcance para que o ramo afegão do Estado Islâmico pague pelas suas ações.

Apesar disso, o líder norte-americano descartou que o país faça novas operações militares no Afeganistão.

Biden ainda chamou de heróis as vítimas norte-americanas que trabalham no que considerou ser um dos maiores resgates da história da humanidade.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais