Alexandre Malfitani, da Azul, é eleito o 'CFO do Ano' pelo IBEF-SP

Executivo de finanças coordenou diversas ações para contornar a crise provocada pela pandemia

Alexandre Malfitani, da Azul, é eleito o 'CFO do Ano' pelo IBEF-SP
Malfitani coordenou diversas ações para contornar a crise provocada pela pandemia
Marcos Mesquita

O Prêmio Equilibrista 2023, realizado pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF-SP), premiou na noite desta quarta-feira, em São Paulo, o 'CFO do Ano'. Em cerimônia que reuniu cerca de 330 executivos financeiros e convidados, o escolhido para receber o troféu foi Alexandre Malfitani, CFO da Azul Linhas Aéreas.

A premiação é um reconhecimento ao profissional que mais se destacou no ecossistema de finanças ao longo do ano. Em 2023, o evento foi duplamente especial, pois marcou a 40ª edição do prêmio e comemorou os 50 anos do IBEF-SP. Além de Malfitani, concorriam ao prêmio Antonio Garcia, CFO da Embraer, e Luis Blanco, CFO da Afya.

Malfitani recebeu uma escultura exclusiva feita pelo artista plástico Osni Branco, conhecido por produzir o martelo da B3 (Bolsa de Valores de São Paulo). A escultura representa os desafios da carreira e as habilidades exigidas dos profissionais de finanças para superá-los.  

A solenidade também reconheceu o trabalho de três líderes que se destacaram ao longo do ano. Foram eles: Alcione Albanesi, fundadora e presidente da Amigos do Bem, Bernard Appy, secretário extraordinário da Reforma Tributária, e Milton Maluhy, CEO do Itaú Unibanco.

O Prêmio Equilibrista tem o patrocínio da Delloitte, Itaú BBA, Microsoft, SAP Concur e do Transamerica Resort Comandatuba.

Quem é Alexandre Malfitani

Com passagens pelo mercado financeiro, Warner Brothers e United Airlines, Alexandre Malfitani é CFO da Azul Linhas Aéreas. Nos últimos três anos, coordenou diversas ações para contornar a crise provocada pela pandemia, incluindo um plano de reestruturação aprovado e implementado no primeiro semestre deste ano, que contou com R$ 15 bilhões em passivos negociados e aprovação de 95% dos stakeholders.

Antes de se tornar vice-presidente financeiro e diretor de Relações com Investidores da Azul, Malfitani ocupou várias posições na companhia, incluindo a posição de Head do programa de fidelidade TudoAzul, diretor de finanças e tesoureiro da Azul. O executivo juntou-se à Azul como parte do time fundador que lançou a companhia aérea em 2008.

Anteriormente, o executivo trabalhou na United Airlines em Chicago, onde ocupou o cargo de diretor-geral de tesouraria. Ele também trabalhou por cinco anos no setor bancário, como gerente de fundos no Deutsche Bank e trader da Credit Agricole Indosuez. Ele é graduado em engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, possui MBA com honras da Escola de Gestão de Kellogg e é certificado pela CFA Institute (Chartered Financial Analyst – analista financeiro certificado).

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais