Canal Livre

Ex-ministro da agricultura aponta 5 pontos para o agro se manter estável em 2024

Roberto Rodrigues foi o entrevistado do Canal Livre deste domingo que debate a situação do agronegócio no país

Da redação

Ex-ministro da agricultura aponta cinco pontos para o agro se manter estável em 2024
Ex-ministro da agricultura aponta cinco pontos para o agro se manter estável em 2024
Reprodução/Band

O Canal Livre, deste domingo (28), recebe o ex-ministro da agricultura Roberto Rodrigues. O programa debate a atual situação do agronegócio no Brasil e as expectativas futuras para o setor. 

O ex-ministro comenta que os dois principais pontos que o agronegócio precisa focar é em possuir acordos comerciais e política de renda no campo. 

“Primeiro ponto, acordo comercial para manter mercado. Eu posso ter 500 toneladas de grãos, mas eu vou vender para quem? Eu preciso de comprador, preciso de acordo comercial que garanta o crescimento. Segundo, política de renda no campo para você continuar trabalhando e crescendo. O seguro rural, o crédito rural é a base do processo”, disse. 

Roberto Rodrigues finaliza ao comentar sobre a infraestrutura e a tecnologia do agro, além de comentar sobre a organização rural do Brasil. 

“O país precisa de infraestrutura e logística. O Brasil em 1980, a agricultura do país era costeira. Tudo no país era costeiro, capitais, portos, tudo estava ali. Com o passar do tempo foi tudo ficando mais centralizado, mas ainda não temos logística para atender a todo o país. A tecnologia, então, é a base. Tem que promover a ciência no campo. Por último, organização rural. São os cinco produtos que vão manter a estabilidade do agronegócio do país em 2024”, finalizou.

 

Tópicos relacionados