Canal Livre

Roberto Rodrigues: cooperativismo desempenha um papel crucial no agronegócio

Ex-ministro da agricultura é o entrevistado do Canal Livre deste domingo

Da redação

Roberto Rodrigues: cooperativismo desempenha um papel crucial no agronegócio
Roberto Rodrigues: cooperativismo desempenha um papel crucial no agronegócio
Reprodução/Band

O Canal livre deste domingo debate a atual situação do agronegócio no Brasil e as expectativas futuras para o setor. O ex-ministro da agricultura e Professor Emérito da Fundação Getúlio Vargas, Roberto Rodrigues, é o entrevistado.

O ex-ministro comenta sobre a importância do cooperativismo para o desempenho do agronegócio do Brasil. O país possuiu cinco milhões de produtores rurais, mas que apenas um milhão é responsável pelo maior volume de produção.

“É preciso fazer escala na cooperativa. Pegar isso como tema de desenvolvimento de todo esses 4 milhões. O cooperativismo já responsável por 54% de toda a produção agrícola brasileira. Se incorporar mais esse pessoal, vai subir para 70%”, disse. 



Rodrigues também diz que importante levar a educação cooperativa para a população, como o Japão fez após a Segunda Guerra Mundial. 

“A cooperativa é a extensão da minha terra no cooperativo. O que eu não posso fazer sozinho, eu faço no coletivo. Isso é um papel de educação, um papel que o estado poderia ter. O Japão fez isso no pós-guerra. O país todo quebrado, e o governo educou a população com o cooperativismo”, finalizou. 

O BandNews TV transmite o Canal Livre às 20h, com a apresentação de Rodrigo Idalgo, com a participação do diretor nacional de jornalismo da Band, Fernando Mitre, e os jornalistas Eduardo Oinegue e Juliana Rosa. 

Tópicos relacionados