Notícias

Estudo aponta que uso de várias telas ao mesmo tempo pode afetar a memória

Da Redação, com Jornal da Band

Exposição à múltiplas telas desencadeou um quadro de déficit de atenção em Igor Magnus
Exposição à múltiplas telas desencadeou um quadro de déficit de atenção em Igor Magnus
Reprodução/Band

Videogame, internet, transmissões ao vivo, mensagens no celular. Igor Magnus é daqueles que vê tudo ao mesmo tempo. No entanto, a super exposição às múltiplas telas desencadeou um quadro de déficit de atenção. Hoje, ele faz tratamento e reduziu a exposição. Assista à matéria do Jornal da Band:

"Eu ter jogado 18 horas por dia, influencia na minha vida 100%. Quanto menos que eu fico exposto à luz, tanto dos monitores, quanto do meu próprio notebook, eu acho que quando eu saio para rua a minha atenção é maior", explicou.

Celular, tablete, computador, games, televisão. O uso de duas ou mais telas ao mesmo tempo é cada vez mais comum. Mas um estudo de universidades americanas, publicado pela revista Nature, aponta relação entre o uso conjunto de vários desses dispositivos e a redução de sinais neurais nas áreas onde o cérebro guarda as memórias. E não tem necessariamente relação com a luz da tela.

Foram examinados 80 jovens de 18 a 26 anos. Eles tiveram as atividades cerebrais medidas após serem expostos a imagens em telas eletrônicas. Os cientistas concluíram que o uso de várias telas está relacionado a uma tendência de lapsos de atenção frequentes e pioria da memória mais recente. Médicos sugerem evitar a exposição excessiva, especialmente à noite.

"Quanto mais telas ao mesmo tempo, quanto mais coisas você faça o mesmo tempo, menor a retenção de informação então o estudo vem lançar uma interrogação sobre o mito da pessoa que faz tudo ao mesmo tempo faz tudo bem", disse o neurocirurgião Renato Andrades Chaves.

Mais notícias

Carregar mais