Notícias

Mulheres denunciam que motoristas de aplicativos tentaram dopar passageiras

Casos semelhantes foram relatados em São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul

Milena Teixeira e Narley Resende

Motoristas são ouvidos pela polícia ao serem acusados de tentar dopar passageiras
Motoristas são ouvidos pela polícia ao serem acusados de tentar dopar passageiras
Vecteezy / Imagem gratuita

As polícias de São Paulo e Rio de Janeiro devem investigar casos de mulheres que denunciaram motoristas de aplicativos de transporte por tentativa de dopar passageiras. 

A Rádio BandNews FM ouviu relatos de duas passageiras que passaram por situações parecidas nas últimas semanas.  

Uma delas é Larissa Souza, de 33 anos, que, na madrugada do dia 21 de abril, por volta das 4 horas, pegou uma corrida com a plataforma Uber na capital paulista, saindo do Centro para ir ao bairro da Lapa, na zona oeste.  

Ela conta que começou a perceber um comportamento estranho do motorista assim que entrou no carro.  

“Quando ele fechou todas as janelas, vi ele pegando um potinho, um vidrinho transparente, com uma tampinha preta. Poderia ser um álcool 70%? Poderia ser um álcool 70%, mas nada parecia que era. Foi muito rápido. No que eu abri a janela já senti um cheiro muito forte, de produto químico muito forte. Invadiu (o ambiente)”, relata. 

Larissa relata que pediu para o condutor parar o carro, ainda no Centro da capital.

“Eu consegui descer na Rua Duque de Caxias, onde tinha um comércio. Desci correndo e consegui entrar nesse lugar. As pessoas perguntaram o que aconteceu e eu disse que ele tentou me dopar”, conta. 

Motorista não respondeu

O caso de Larissa foi registrado na delegacia de Campos Elísios, que investiga a denúncia.  

O carro utilizado pelo motorista, identificado apenas como “Douglas” pela Uber, está em nome da empresa de locação de veículos Brasfrotas. 

A reportagem pediu que a empresa entrasse em contato com o motorista para que ele pudesse ser ouvido. O homem não deu retorno aos pedidos de contato. 

A Polícia Civil informou que já intimou o motorista para que ele preste depoimento.  

Outro caso

Também em São Paulo, outra mulher, que preferiu não se identificar, relata história parecida ao utilizar a plataforma 99 Pop.

Ela afirma que observou comportamento estranho do motorista durante a corrida. Mas que passou a ficar mais assustada quando percebeu que ele estava abrindo um frasco incolor. Em seguida, veio um cheiro forte.  

“Andei uns cinco minutos e o motorista começou com uns papos meio furados, olhando bastante para trás. Passaram uns dois minutos e ele fez um movimento, como se ele fosse arrumar alguma coisa no carro, no banco. Parece que ele soltou alguma substância”, diz. 

A passageira diz que chegou a passar mal dentro do carro, mas conseguiu sair.  “Na terceira vez, que espalhou mais o cheiro e eu já comecei a me sentir com a pressão baixa. Eu demorei para perceber”, afirma.  

Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, a 12º Delegacia de Copacabana recebeu o caso de uma mulher que saiu de São Conrado em direção à Barra da Tijuca.  

A passageira conta que o motorista teria afirmado que iria borrifar um spray, afirmando que era álcool.  

Ela diz que, em seguida, começou a passar mal após sentir um forte cheiro e começar a perder parte dos sentidos.  

De acordo com a Polícia Civil, um inquérito foi aberto para investigar o caso, que também é acompanhado pelo Juizado Especial Criminal.  

O Ministério Público de São Paulo diz que não apura as denúncias, mas que acompanha a investigação da polícia.  

Há outro caso semelhante investigado pela polícia em Campos dos Goitacazes (RJ). 

Porto Alegre

Em Porto Alegre, Evelyn Moraes, de 22 anos, afirma que pulou de um veículo em movimento em março, após o motorista supostamente se recusar a parar o carro. 

A polícia ouviu o homem, que negou ter oferecido qualquer substância à passageira. Ele disse que a jovem não pulou do carro em movimento. 

Evelyn, no entanto, teve lesões no quadril e na perna.

Empresas

Em nota, a Uber informa que trata todas as denúncias com a máxima seriedade e avalia cada caso individualmente para tomar as medidas cabíveis.  

A reportagem da BandNews FM aguarda o posicionamento da 99 Pop. 

Ouça a reportagem:

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais