Olhar de Repórter

"Agora vai", diz prefeito Ricardo Nunes sobre recuperação do Centro de São Paulo

Ricardo Nunes foi entrevistado no programa deste sábado (17)

Olhar de Repórter

Em entrevista exclusiva ao programa Olhar de Repórter, deste sábado (17), o prefeito de São Paulo Ricardo Nunes (MDB) falou sobre o novo Plano de Revitalização para o centro da cidade. Entre os destaques estão ações nas áreas de Habitação e Segurança Pública. 

Ricardo Nunes comentou também o pedido de suspensão dos PIU´s (Projeto de Intervenção Urbana), entre eles o PIU Setor Central, já aprovado por maioria na Câmara de Vereadores e sancionado pelo prefeito.  

O Ministério Público de São Paulo pediu para suspender os PIU´s em andamento na cidade. O processo foi encaminhado ao Tribunal de Justiça, que deu 10 dias úteis para manifestação do Poder Público sobre as considerações. 

A maioria dos comerciantes ouvidos pela reportagem da Band entende que não seria necessário o pedido, apenas a realização de alguns ajustes no projeto inicial. 

Insegurança no Centro

O crescimento da violência na região central da cidade de São Paulo é tema de reportagem do programa. Dados do Infocrim/SSP confirmam o aumento de roubos, furtos e até casos de estupro, ocorridos entre janeiro e julho. 

Dia Mundial Sem Carro 

O especialista em mobilidade urbana do Insper Sérgio Avelleda adiantou ao programa Olhar de Repórter as ações preparadas para o Dia Mundial Sem Carro, que vai ser comemorado na próxima quinta-feira, dia 22 de setembro. 

Em entrevista por Skype, Avelleda fez um apelo aos moradores da cidade: dar mais preferência ao transporte público, e andar mais a pé ou de bicicleta.

Raio X Jabaquara

Nesta semana, no quadro RAIO-X mostra peculiaridades da região do Jabaquara, uma das mais importantes da Zona Sul de São Paulo. O repórter Fábio Behrend fez um diagnóstico dos principais problemas e também visitou locais históricos como o Sítio da Ressaca, que foi transformado no Centro de Culturas Negras do Jabaquara. O bairro também recebeu a primeira estação do metrô, em 1974. 

Um ano de concessão do Mercado Municipal

Um dos mais importantes marcos da cidade completa um ano de concessão à iniciativa privada. O repórter Rodrigo Garavini mostrou como andam as obras de restauração do Mercadão, que além de recuperar a beleza do local, já está oferecendo mais segurança para comerciantes e visitantes. O destaque das obras por enquanto é a recuperação do telhado e dos famosos vitrais. Quem trabalha e quem vai até o Mercado Municipal reconhece essa joia da arquitetura fundada em 1933, e claro, aproveita as atrações mais famosas como o sanduíche de mortadela do Bar do Mané. 

O programa Olhar de Repórter, apresentado pelo jornalista Marco Antonio Sabino, discute soluções, mostra bons exemplos e cobra os gestores públicos sobre mobilidade urbana, educação, saúde, desemprego, violência, pobreza e infraestrutura nas cidades da Grande São Paulo.

Tópicos relacionados