Olhar de Repórter

Olhar de Repórter: Secretário de Saúde fala sobre falta de medicamentos em SP

Segundo Luiz Carlos Zamarco, falta de insumos na China e conduta da indústria farmacêutica prejudicam o município

Da Redação

O Olhar de Repórter deste sábado (25) recebeu, nos estúdios do programa, o secretário municipal de Saúde da cidade de São Paulo, Luiz Carlos Zamarco. Ele falou sobre a falta de remédios no Sistema Público de Saúde e disse que isso acontece, principalmente, por dois motivos.

Segundo Zamarco, em especial na China, ainda existe a escassez de insumo para a produção de medicamentos. E a indústria farmacêutica tem mais interesse em abastecer primeiro as farmácias, e, só depois, o serviço público – por questões burocráticas. 

“Logo após a pandemia, nós tivemos uma grande dificuldade no abastecimento de medicação, até porque todos os insumos da indústria farmacêutica são produzidos na China, e até hoje ela não regularizou totalmente o mercado", explicou o secretário. “As indústrias, neste momento de dificuldade de abastecimento, muitas das medicações faltam até nas farmácias e hospitais privados, elas têm um interesse de primeiro abastecer as farmácias e depois o serviço público porque a nossa quantidade de medicação é muito grande", completou. 

Luiz Carlos Zamarco também falou sobre os serviços prestados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e na Assistência Médica Ambulatorial, e da experiência na área da saúde com a gestão organizada por organizações sociais. 

Privatização do serviço funerário

A Prefeitura de São Paulo publicou um edital de concessão dos serviços funerários com ajustes no projeto, depois do Tribunal de Contas ter apontado irregularidades. A secretária de Desestatização e Parceiras do município, Tarcila Peres Santos, detalhou o documento. 

Organização social na administração das escolas

A Câmara Municipal de São Paulo discute um projeto sobre a gestão de organizações sociais em escolas de ensino fundamental e médio. A vereadora por São Paulo Cris Monteiro (Novo) explicou as vantagens do modelo. O piloto deve acontecer em três unidades de ensino. 

Duplicação da Estrada do M'Boi Mirim 

O governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura da capital paulista começaram as obras de duplicação da Estrada do M'Boi Mirim no início deste mês. A via liga a Zona Sul da cidade ao município de Itapecerica da Serra. 

Prêmio Band Cidades Excelentes

O Prêmio Band Cidades Excelentes volta a acontecer em 2022, dessa vez com novos indicadores para avaliação do empenho das gestões municipais. Nos estúdios do Olhar de Repórter, Marco Antônio Sabino recebeu o presidente do Instituto Aquila, Raimundo Godoy. A entrega do prêmio acontece em setembro. 

Tópicos relacionados