Primeiro Jornal

Saiba quem são os mortos do desabamento de arquibancada em SP

Segundo o Corpo de Bombeiros, nove pessoas morreram. Prefeitura de Itapecerica da Serra confirmou, por meio de nota, que o projeto inicial foi irregularmente alterado

Da redação

Na manhã de terça-feira (20), uma arquibancada dentro de uma empresa de contêiner desabou em Itapecerica na Serra, na região metropolitana de São Paulo. Segundo o Corpo de Bombeiros, nove pessoas morreram - sendo sete mulheres e dois homens - e 31 ficaram feridas. 

Veja os nomes dos mortos vítimas da tragédia: 

  • Angela Rodrigues de Souza, 32 anos
  • Claudevan Correia Lima, 35 anos
  • Diana Amara da Silva, 20 anos
  • Diego Ferreira Duarte, 27 anos
  • Iara da Silva Soares, 20 anos
  • Jucimara de Moraes Cezar, 35 anos
  • Letícia Lira de Oliveira, 26 anos
  • Natalia de Arruda Silles, 25 anos
  • Valquíria Aparecida da Silva, 47 anos

O caso

Uma arquibancada montada dentro de um galpão de uma empresa na cidade de Itapecerica da Serra, região metropolitana de São Paulo, desabou na manhã desta terça-feira (20). O Corpo de Bombeiros confirmou 31 feridos e nove pessoas morreram - cinco homens e quatro mulheres.

O Corpo de Bombeiros, a Guarda Civil Metropolitana, Polícia Militar, Defesa Civil de Taboão da Serra e equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) estão no local. Uma retroescavadeira auxiliou nas buscas. 

O espaço é uma empresa de contêiner e cerca de 70 funcionários estavam presentes no local no momento do desabamento, segundo informações preliminares.

Políticos no local 

O candidato a deputado estadual, Jones Donizette (Solidariedade), e a candidata à Câmara dos Deputados, Ely Santos (Republicanos) estão entre os feridos. Segundo informações, foram convidados para conhecer a empresa e quando se despediam dos trabalhadores ocorreu o desabamento. Os políticos e outros quatro integrantes de suas equipes ficaram entre os escombros, mas foram resgatados e encaminhados para hospitais da região. 

Atendimento às vítimas 

Seis pessoas deram entrada no Hospital Geral de Itapecerica da Serra, sendo que uma já recebeu alta e uma vítima está internada em estado grave. Para o Hospital de Pirajussara, três pessoas deram entrada e segundo a Secretaria de Saúde da cidade, outras duas vítimas estão a caminho do hospital e duas com ferimentos graves. Muitas vítimas foram encaminhadas para o Pronto Socorro Central de Itapecerica da Serra, mas a administração do local não informou o número exato de pacientes que estão recebendo atendimento. 

Dois helicópteros Águia da Polícia Militar também estão ajudando no transporte das vítimas da tragédia, pelo menos uma pessoa foi transferida para o Hospital das Clínicas em São Paulo. 

Funcionário escapou da tragédia ao ir ao banheiro 

A reportagem da Band foi ao local, onde entrevistou o Paulo Pereira, funcionário que se salvou por pouco do desabamento de uma arquibancada do galpão de uma empresa. Ele contou que, assim que a reunião política terminou, saiu do local para ir ao banheiro. Minutos depois, quando ainda estava no sanitário, ouviu o barulho do impacto.

“Logo que terminou a reunião, eu desci e fui ao banheiro. De dentro do banheiro, eu só ouvi o impacto. Quando eu saí para olhar, já tinha acontecido”, disse o funcionário, que completou: “É doído ver os amigos da gente, os colegas de trabalho, ver aquela situação”.

Corpo de Bombeiros 

A major do Corpo de Bombeiros, Luciana Soares, falou à imprensa direto do local do acidente, que o auditório era de concreto com partes metálicas e não aparentava ter problemas estruturais. “É uma estrutura de auditório pequeno, de 80 a 100 metros quadrados, no primeiro andar. Pelo que eu pude observar, não era improvisado”, comentou.

Defesa Civil

Em entrevista para o Brasil Urgente, o coordenador estadual da Defesa Civil, o coronel Henguel, diz que quem faz esse tipo de evento tem de se preocupar com a segurança do local. “A perícia, a Polícia Civil vai apurar o que aconteceu e verificar as responsabilidades porque foram nove mortos. Então, realmente, é um acidente muito grave que marca a cidade”, comenta. 

Local irregular 

Por meio de nota, a prefeitura de Itapecerica da Serra informou que a regularização do imóvel, devido à dimensão e por estar em uma área de proteção e recuperação aos mananciais, é objeto de licenciamento junto ao órgão ambiental estadual (Cetesb), o que antecede a licença municipal. Segundo a Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente, o projeto - anteriormente aprovado pela Cetesb - foi irregularmente alterado, mas sua regularização junto aos órgãos públicos estava em trâmite. 

Inquérito policial 
 

Nesta quarta-feira (21), a Polícia Civil deve fazer uma perícia no local para avaliar outras partes do galpão. Ontem, cerca de 70 pessoas participavam de uma reunião quando a estrutura desabou, o que resultou na morte de nove pessoas e deixou 31 feridos.

Mais notícias

Carregar mais