Brasil vive "normalidade medíocre" na economia, diz ex-ministro da Fazenda

Rubens Ricupero avalia que governo precisa melhorar a confiança dos investidores para melhorar o desempenho do PIB

Da Redação

A situação econômica do Brasil hoje é de uma “normalidade medíocre”, é como avaliou Rubens Ricupero, ex-ministro da Fazenda em 1994, em entrevista para a Rádio Bandeirantes nesta quarta-feira (17).

“O Brasil hoje vive uma situação que, se eu tivesse que definir, diria que é uma ‘mediocridade normal’, ou uma ‘normalidade medíocre’. É um país relativamente normal, não está com grandes crises grandes sobre saltos, mas tem um desempenho bastante aquém do que deveria ter, com voo de galinha, que não consegue um crescimento acima de 4% sem agravar a inflação”. 

O Brasil tem expectativa de crescimento do PIB em torno de 1,7% para 2024. No ano anterior, o avanço da economia brasileira foi de 2,9%. Ao mesmo tempo, o país enfrenta uma disparada na cotação do dólar, com a moeda estrangeira batendo a cotação de R$ 5,12, o maior valor em seis meses, influenciada pela tensão no Oriente Médio e expectativas negativas sobre a desaceleração da inflação nos EUA. 

Para Ricupero, por mais que o cenário externo influencie no baixo crescimento brasileiro, o mais importante é a ação do governo para atrair investimentos.

“A única maneira de sair disso seria com a confiança, confiança é o que leva ao investimento. Mas isso em primeiro lugar precisa de otimismo para o futuro, e a posição dos empresários atuais está evidentemente abalada. E do exterior dificilmente virá, porque precisaria de uma estabilidade jurídica. E não é intervindo na Petrobras, ou procurando intervir na Vale, essas barbeiragens que continuam no governo, que vai criar esse clima” avaliou o ex-ministro.

Tópicos relacionados