Pedro Campos: Cresce a pressão sobre abusos de poder e censura gerados pelo STF

Âncora da Rádio Bandeirantes destacou a crescente preocupação de setores da imprensa com as atuações da Suprema Corte, em especial, com as ações do ministro Alexandre de Moraes

Rádio Bandeirantes

O âncora Pedro Campos, da Rádio Bandeirantes, destacou durante a abertura do Jornal Gente na manhã desta segunda-feira (15) as recentes manifestações editoriais de setores da imprensa contra possíveis abusos de poder cometidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

De acordo com o jornalista, há a necessidade de corrigir a rota da Suprema Corte, uma vez que esta passou a agir de modo questionável nos últimos anos.  

"Claro, que o STF tem a razão de sua existência. Jamais devemos pregar qualquer tipo de ataque à Corte. Mas as críticas precisam ser feitas porque há, sim, um abuso de poder em curso no Supremo Tribunal Federal. Pessoas foram silenciadas apenas por ter a ousadia de compartilhar suas opiniões nas redes sociais", afirmou.

Mídia cobra a máxima instância do poder judiciário

Campos também pontuou que jornais tradicionais subiram o tom contra atuação do STF e do ministro Alexandre de Moraes. Nesta segunda, tanto a Folha de São Paulo quanto o Estado de São Paulo trouxeram editoriais duros sobre o tema.

"Importante ver que parte da imprensa e está acordando para a gravidade deste problema. 'Censura promovida pelo ministro Alexandre de Moraes deve acabar', escreve a Folha. 'A legítima crítica ao Supremo', publica o Estadão. A lei maior proíbe que o Estado tente calar um cidadão. Não existe árbitro da verdade, o que há é a responsabilização do que foi dito ou escrito", disse o âncora.

Pedro finaliza ao comentar que Moraes não pode instaurar inquérito, oferecer denúncia e julgar - atuando como polícia, Ministério Público e juiz. "Isso se assemelha a figura de ditadores, não de democratas", finalizou.

Tópicos relacionados