Band Rio

160 mil doses são esperadas no Rio para que a vacinação contra a gripe volte

Os imunizantes devem chegar ainda nesta segunda-feira (6)

Thales Teixeira (Sob supervisão de Natashi Franco)

Surto de gripe tem deixado UPAs e hospitais lotados
Surto de gripe tem deixado UPAs e hospitais lotados
Foto: Reprodução/TV Bandeirantes

Uma nova remessa de doses da vacina contra a gripe é esperada ainda nesta segunda-feira (6) para chegar ao Rio. Segundo o Ministério da Saúde, serão entregues mais 160 mil imunizantes contra Influenza para o Estado.  

A vacinação contra a gripe está interrompida desde a última sexta-feira (3), depois que as doses acabaram na capital fluminense.

A Secretaria Estadual de Saúde começou uma nova etapa para combater o surto de gripe no Rio. Tendas de atendimento para pessoas com sintomas da Influenza foram instaladas em unidades com maior número de atendimentos. O objetivo desses espaços de apoio é aliviar a entrada de pacientes com sintomas de gripe nas Unidades de Pronto Atendimento do estado.

As UPAs de Marechal Hermes e da Tijuca, ambas na Zona Norte do Rio, já haviam recebido os novos postos de atendimento para síndromes gripais. Nesta segunda-feira (6), foi a vez da UPA de Botafogo, na Zona Sul do Rio, receber a instalação.  

Na próxima quarta-feira (8), a Prefeitura do Rio, também vai reforçar o atendimento nas unidades de saúde. Centros exclusivos para tratamento de pessoas com sindrome gripal serão inaugurados no Complexo do Alemão, em Honório Gurgel e em Del Castilho.

Com o surto de Influenza no Rio, as UPAs e hospitais têm ficado lotados, o que impacta no atendimento de outras doenças.  

"Eu e meu namorado sofremos um acidente de moto. Aí ele veio para cá (Hospital Salgado Filho). Só que ele chegou aqui e não deram mais nenhuma notícia. Está cheio (o Hospital) desde ontem", afirmou Juliana Rocha, namorada de um motociclista que estava sendo atendido no Hospital Salgado Filho, no Méier, uma das maiores unidades de emergência da Zona Norte.

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio informou, através de nota, que foram notificados 21 mil casos de gripe no município do Rio nas últimas semanas. O que acende o sinal de alerta para o avanço da vacinação contra a doença. As doses do imunizante que chegarão no estado só devem ser distribuídas para o município nesta terça-feira (7), com isso a vacinação nos postos deve ser retomada na próxima quarta-feira. Até o momento, apenas apenas 60% do público-alvo está vacinado contra a Influenza.