Band Rio

Copacabana Palace exibe fachada decorada pelo artista francês Daniel Buren

É a primeira vez que o icônico hotel estiliza suas janelas, projetando beleza refletida em luzes e sombras.

Guilherme Nery*

Pela primeira vez no Brasil, a mostra artística ‘MITICO’, do francês Daniel Buren, decora todas as janelas e fachada do icônico Copacabana Palace, na Zona Sul do Rio de Janeiro. A composição com filtros de vinil coloridos, inspirados na paisagem vibrante carioca, reflete formas curiosas através da luz do sol, assim que bate nas janelas do hotel.

Hóspedes podem apreciar o ‘show’ pelos corredores e quartos logo pela manhã, se estendendo até o cair da noite, quando as luzes do hotel se acendem. Quem passa em frente ao Copacabana Palace também tem a chance de visualizar as janelas estilizadas, que agora fazem parte da paisagem carioca.

"(A mostra) transforma o Copacabana Palace de dentro para fora, passando do dia para a noite, oferecendo uma nova perspectiva sobre o papel contínuo do hotel como catalisador cultural”, enaltece Ulisses Marreiros, diretor da rede Belmond Brasil – e que comanda o hotel.

Sobre Daniel Buren e a mostra ‘MITICO’

Renomado artista francês e nascido em 1938, Daniel Buren tem uma longa carreira. Ele ganhou inúmeros prêmios, como o Leão de Ouro de Melhor Pavilhão, na Bienal de Veneza (1986), o Prêmio Internacional de Melhor Artista em Stuttgart (1991) e o Prêmio Imperial de Pintura, em Tóquio (2007).

Buren criou várias pinturas mundialmente famosas em grandes instalações, como “Les Deux Plateaux” (1985), no Cour d’honneur do Palais-Royal, e o Observatório da Luz, na Fondation Louis Vuitton.

A mostra ‘MITICO’, inaugurada em 2022 na Itália, se expande também pela Espanha (Mallorca) e pela África do Sul (Cidade do Cabo). Ela decora todos os hotéis da rede Belmond nessas localidades, em parceria com a Galleria Continua.

*Sob supervisão de Christiano Pinho.