Band Rio

Nove postos de combustíveis são autuados em ação do Procon-RJ e ANP

Ação aconteceu na Zona Oeste e fiscalizou 10 estabelecimento

Natashi Franco

Postos de combustível são autuados na Zona Oeste do Rio
Postos de combustível são autuados na Zona Oeste do Rio
Divulgação Procon-RJ

Uma ação neste sábado (25), do Procon Estadual do Rio de janeiro (Procon-RJ) e da Agência Nacional de Petróleo (ANP), autuou nove dos dez postos de combustíveis fiscalizados pelos órgãos. Os agentes foram para a Zona Oeste do Rio e identificaram problemas na exibição dos preços e produtos vencidos sendo vendidos.

"Recebemos denúncias de fraudes sendo cometidas por postos de combustíveis e fazemos este tipo de ação constantemente. O Procon-RJ está sempre atento para que o direito do consumidor seja respeitado", declarou o presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho.

Os agentes apreenderam um caminhão combustível depois que verificaram, que na nota fiscal da carga constavam outros endereços pra entrega, em Guarapari, no Espírito Santo, e Campos dos Goytacazes, no Norte do estado do Rio. A Secretaria de Estado de Fazenda foi acionada, os auditores constataram que se tratava de carga inidônea, e o responsável pelo material do caminhão foi autuado.

Cinco bicos de combustíveis foram lacrados após terem sido reprovados no teste do galão de 20 litros, que compara a quantidade de combustível entregue ao consumidor e a informada no visor da bomba. Em um dos postos, os fiscais flagraram ainda, transferência de combustível sendo feita de um tanque para outro, com vazamento de material, colocando em risco a segurança dos trabalhadores e consumidores.

Agentes da ANP coletaram material que serão levados para análise em laboratório. Na última ação, feita em São Gonçalo, cinco amostras das dez coletadas foram reprovadas.