Band Rio

Operação contra roubo de cargas termina com carreta recuperada

Doze pessoas foram presas suspeitas de formar uma quadrilha especializada em roubar cargas no Rio

Rafaella Balieiro (sob supervisão de Natashi Franco)

A Polícia conseguiu recuperar cerca de 80% da carga roubada
A Polícia conseguiu recuperar cerca de 80% da carga roubada
Divulgação/ Polícia Civil

Um caminhoneiro que transportava alimento foi surpreendido por bandidos que saquearam parte da carga do veículo na região da comunidade de Furquim Mendes, no bairro Jardim América, Zona Norte do Rio. O motorista já trabalha há cerca de 20 anos na profissão e nunca tinha passado por essa situação.

“Eu fui abordado por dois criminosos armados que me fizeram conduzir o caminhão até a comunidade e lá eles começaram a saquear a carga. Os bandidos perceberam a movimentação da polícia e fugiram”, explicou o motorista do veículo saqueado que preferiu não ser identificado.

Policiais civis se preparavam para uma operação na mesma comunidade e conseguiram resgatar parte da carga e encontrar o motorista. Agentes de segurança que estava num helicóptero conseguiram flagrar o momento em que os criminosos assaltavam o caminhão. Sete pessoas foram presas suspeitas de envolvimento no crime.

“O foco da ação era o combate do roubo de carga, muito embora os índices tenham registrado redução. A carga roubada hoje foi no Arco Metropolitano. A carga alimentícia é desejada pelos criminosos porque ela é pulverizada muito rapidamente”, explicou o delegado do caso, Vinicius Domingos.

Ainda segundo a Polícia Civil, o foco dos criminosos que atuam na região é o roubo de cargas, e não o tráfico de drogas. 

De acordo com dados divulgados pela Firjan, em julho desse ano, os cinco primeiros meses do ano registrou um prejuízo para empresários de cerca de R$153 milhões por conta do roubo de cargas. O Rio de Janeiro já chegou a ter uma média de 14 roubos de carga por dia. A Região Metropolitana do estado é responsável por 98% dos casos.

Apesar da queda no ano de 2021, cidades da Baixada Fluminense e o Arco Metropolitano tiveram aumento no furto de cargas. A estrada que foi pensada para ser um corredor logístico do estado teve um crescimento de 66% no número desse tipo de roubos, o que deixa os motoristas inseguros.

“A atuação integrada das forças de segurança é fundamental para que a gente consiga reduzir os roubos de carga nas principais áreas que registram crescimento dos casos”, comentou Isaque Ouverney, gerente da infraestrutura da Firjan.