Band Rio

SuperVia anuncia nova grade com redução do tempo de espera

Mudanças devem ser implementadas em março

Pedro Caruso (sob supervisão de Stephanie Mendonça)

SuperVia promoverá mudança de grade em março
SuperVia promoverá mudança de grade em março
Foto: Marcelo Horn

A SuperVia, empresa que administra a malha de trens urbanos no Rio de Janeiro, anunciou nesta terça-feira (25), que promoverá uma mudança em sua grade de horários para diminuir o tempo de espera dos passageiros. A partir de 7 de março, a empresa vai operar com 42 viagens a mais por dia, o que representa um incremento de mais de 100 mil novos assentos.

O intervalo entre trens será reduzido para os ramais Japeri e Santa Cruz, e também no trecho Central-Gramacho, do ramal Saracuruna.

A implementação da nova grade estava prevista originalmente para acontecer em fevereiro, mas foi adiada em razão do grande número de colaboradores contaminados com Covid-19.

Os ajustes operacionais consideram estudos de projeção de demanda, sugestões de clientes e os critérios de lotação estabelecidos pelo Governo do Estado.

De acordo com a administradora, “o novo planejamento tem foco na melhoria no tempo de percurso e atendimento aos clientes em um cenário desafiador para o sistema de transporte”.

Em 2021, a SuperVia registrou mais de 750 furtos de equipamentos e componentes ferroviários, fato que dificultava – e atrasava – a operação dos trens.

A Concessionária e o Governo do Estado discutem, ainda, um possível reajuste das passagens. A previsão é que o valor salte de R$ 5 para R$ 7 em fevereiro.