Band Vale

Preso em Tremembé (SP), Robinho poderá receber visitação após domingo de Páscoa

Ex-jogador, condenado por estupro coletivo, está em cela destinada ao regime de observação; medida dura por 10 dias e termina neste domingo

Redação Band Vale

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter
  • whatsapp

Condenado a 9 anos de prisão por estupro e preso na Penitenciária 2 de Tremembé, no interior de São Paulo, conhecida como a "cadeia dos famosos", o ex-jogador de futebol Robinho, poderá receber visitas após o domingo de Páscoa, que ocorre no dia 31 de março. 

A SAP (Secretaria da Administração Penitenciária) informou que Robinho está alojado em uma cela, com dimensões de 2m x 4m, destinada ao regime de observação, medida padrão que perdura por 10 dias e irá terminar após a Páscoa. A cela, originalmente projetada para dois ocupantes, atualmente abriga apenas o ex-jogador.

A prisão de Robinho ocorreu na madrugada da última sexta-feira (22). Ele foi detido após a Justiça Federal de Santos cumprir ordem do Superior Tribunal de Justiça, que determinou a prisão. Ele foi levado até a sede da PF e depois encaminhado para a penitenciária de Tremembé. 

Durante o processo de inclusão, o ex-jogador recebeu um número de matrícula no sistema prisional e um kit padrão, composto por uniforme, materiais de limpeza e higiene pessoal, entre outros itens básicos. Quanto à alimentação, Robinho segue o cardápio padrão da SAP, fornecido a todos os custodiados da penitenciária. Ele também realiza todas as atividades de forma isolada

Pedido de habeas corpus de Robinho

Um novo pedido de habeas corpus feito pela defesa do ex-jogador Robinho será julgado no Supremo Tribunal Federal depois da Páscoa. Robinho está confiante com a liberdade e espera passar a Páscoa em casa.

Apesar do pedido, o advogado Jacopo Gnocchi, que representa a vítima de Robinho no caso de estupro cometido pelo brasileiro em 2013, conversou com exclusividade com o Melhor da Noite, da TV Bandeirantes e informou que a vítima está "absolutamente satisfeita". Ela também informou que espera que o ex-atleta da Seleção Brasileira cumpra os nove anos de reclusão.

"A vítima está contente com o resultado positivo do julgamento. Mas, claramente, espera que a justiça seja feita definitivamente. [...] Para nós, [a pena] poderia ser executada na Itália, no Brasil, na França ou na Austrália. Era indiferente. O importante é que a pena fosse executada. Não pode haver nenhum tipo de libertação para a justiça italiana. Se a justiça brasileira aplicar o que diz a lei italiana, não haverá nenhum tipo de libertação porque a condenação é definitiva", afirmou.

“Cadeia dos famosos”

O destino do acusado é a P2 de Tremembé (SP), conhecida como a “Cadeia dos Famosos”. A penitenciária é conhecida nacionalmente por abrigar detento de casos de grande repercussão, como Alexandre Nardoni, Gil Rugai, Cristian Cravinhos e Lindemberg Alves (Veja mais sobre o crime de cada um deles abaixo)

A Penitenciária Dr. José Augusto César Salgado, popularmente conhecida como P2, costuma receber presos de casos de grande comoção social. A unidade tem capacidade para mais de 390 presos entre o regime semiaberto e fechado. Construída em 1948, a Penitenciária Doutor José Augusto César Salgado passou por uma reestruturação significativa após uma rebelião em 2000, que resultou na destruição parcial de suas instalações. 

Desde 2002, tornou-se destino para os denominados "presos especiais". Em reconhecimento à sua gestão exemplar, a penitenciária recebeu o prêmio de "Modelo de Gestão Penitenciária" em 2003. A capacidade da penitenciária é projetada para acomodar até oito presos por cela, sem enfrentar problemas de superlotação. Ademais, há nove celas individuais disponíveis. 

Oferecendo oportunidades de trabalho e educação, os detentos têm acesso a uma variedade de atividades produtivas, como a participação em uma oficina de reforma de carteiras escolares, uma fábrica de fechaduras, uma unidade de produção de pastilhas desinfetantes para vaso sanitário, e uma oficina de artesanato. Além disso, são oferecidas aulas de teatro e grupos de leitura, visando à reabilitação dos detentos e à remição de suas penas.

A unidade está integrada a um complexo prisional da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), o qual inclui mais quatro unidades na mesma cidade. Essas instalações compreendem três penitenciárias e um centro de progressão. Entre elas, a P1 Feminina Santa Maria Eufrásia Pelletier é destinada à custódia de detentas ilustres como Suzane Richthofen, Elize Matsunaga e Ana Carolina Jatobá.

Os "detentos famosos" e seus respectivos status na P2 de Tremembé são:

  • Alexandre Nardoni: Continua na P2 de Tremembé;
  • Cristian Cravinhos: Continua na P2 de Tremembé;
  • Daniel Cravinhos: Já deixou a prisão;
  • Gil Rugai: Continua na P2 de Tremembé;
  • Pimenta Neves: Deixou a P2 em 2016;
  • Mizael Bispo: Beneficiado com o regime aberto;
  • Edinho (filho de Pelé): Saiu da prisão em 2019;
  • Roger Abdelmassih: Segue cumprindo pena;
  • Fabinho Fontes: Já deixou a prisão;
  • Lindemberg Alves: Cumpre pena no regime semiaberto.

Caso Robinho 

Os ministros do STJ não examinaram as provas e o mérito da decisão da Justiça italiana, mas julgaram se foram preenchidos todos os requisitos legais para que a pena de prisão seja cumprida no Brasil, conforme requerido pela Itália. 

Robinho foi condenado na Itália em 2017 pelo crime que aconteceu em 2013, na boate Sio Cafe, em Milão, e a vítima era uma jovem albanesa. Outros cinco brasileiros foram denunciados por participação no caso, mas apenas Robinho e Ricardo Falco foram levados a julgamento na Itália. 

Em 2022, a corte italiana julgou a última instância e chegou ao veredito final da condenação de Robinho por nove anos. Por ser cidadão brasileiro, o jogador não foi extraditado.

Tópicos relacionados

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.