BandNews FM

Corpo de Bombeiros alerta sobre rompimento de barragens na Bahia

A orientação aos moradores da região é para que deixem as residências e procurem locais seguros

BandNewsFM

Já são mais de 470 mil afetados pelos temporais, 31 mil desabrigados
Já são mais de 470 mil afetados pelos temporais, 31 mil desabrigados
Foto: Reprodução/Defesa Civil

O Corpo de Bombeiros da Bahia alerta para o grande volume de água na barragem de Machado Mineiro, no Rio Pardo, em Minas Gerais, e afirma que um eventual rompimento pode atingir cidades da Bahia como Itambé, Canavieiras, Mascote e Cândido Sales.

A corporação orientou os moradores de áreas ribeirinhas para que deixem as residências e procurem locais seguros.

Na região sudoeste do estado, a barragem em Vitória da Conquista apresentou rachaduras e a prefeitura monitora a situação. A barragem comporta 7 milhões de metros cúbicos de água. Municípios vizinhos também monitoram a situação.

Em todo o estado, ao menos dez barragens estão com o volume de água em nível crítico. O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) realiza vistorias técnicas nos equipamentos.

A Bahia registra 20 mortos e 358 feridos por causa das fortes chuvas que atingem o estado, segundo boletim divulgado na segunda-feira (27) pela Defesa Civil da Bahia.

Já são mais de 470 mil afetados pelos temporais, 31 mil desabrigados, outros 31 mil desalojados. Ao todo, 116 cidades foram atingidas; 100 delas já decretaram situação de emergência.

Tópicos relacionados