BandNews FM

Inflação desacelera, mas pobres sofreram mais com os aumentos em abril, aponta IPEA

As famílias de renda muito baixa registraram variação inflacionaria menor dos preços passando de 0,71% para 0,45%.

BandNews FM

O Indicador Ipea de Inflação por Faixa de Renda registrou no mês de abril uma desaceleração para todas as faixas de renda.
O Indicador Ipea de Inflação por Faixa de Renda registrou no mês de abril uma desaceleração para todas as faixas de renda.
Foto: Agência Brasil

O Indicador Ipea de Inflação por Faixa de Renda registrou no mês de abril uma desaceleração para todas as faixas de renda.

O estudo divulgado nesta sexta (14) revela a interrupção da tendência de crescimento sentida em dois meses.

As taxas de inflação das famílias de renda média alta e alta, que têm renda domiciliar entre R$ 8.254,83 e 16.509,66, passaram de 1,08% e 1,0% em março para 0,20% e 0,23%, respectivamente, em abril.

As famílias de renda muito baixa, com renda domiciliar inferior a R$ 1.650,50 registraram variação inflacionaria menor dos preços passando de 0,71% para 0,45%.

O impacto da variação foi sentido nos preços dos produtos que registrou 2,7% de aumento nos produtos farmacêuticos e cuidados pessoais. Liderado pelo preço das carnes (1,0%), o grupo de alimentos e bebidas foi o segundo com maior foco inflacionário.

Em compensação os serviços de energia elétrica e transporte urbano registraram queda. As taxas da conta de luz e dos ônibus tiveram queda 0,4% e 0,11% respectivamente.

Além de terem menor impacto com o aumento dos medicamentos e alimentos, as famílias mais ricas contaram com a deflação de 0,9% dos combustíveis e de 11,3% dos transportes por aplicativo e também com a desaceleração dos preços dos serviços pessoais. Esse alívio só não foi maior para esses domicílios por causa do aumento de 6,4% do preço das passagens aéreas.

Essa diferença é explicada pela desaceleração dos alimentos e pela alta dos combustíveis registradas no primeiro trimestre de 2021. Já a variação acumulada em doze meses revela que a taxa de inflação das famílias mais pobres (7,7%) segue em um patamar bem acima que a observada no segmento mais rico da população (5,2%).

FÓRUM BANDNEWS FM

No dia 21 de maio, Débora Alfano e Eduardo Oinegue conversam sobre a economia brasileira e os desafios impostos pela pandemia com os diretores de grandes organizações: CEO da B3, Gilson Finkelsztain, CEO da Sales Force, Fábio Costa, CEO da Microsoft Brasil, Tânia Cosentino, Presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza, Luiza Trajano e José Roberto Mendonça de Barros, colunista da BandNews FM e ex-secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda.

O fórum especial será entre 12h e 14h, horário tradicionalmente ocupado pelo BandNews No Meio do Dia.