BandNews FM

Polícia Federal investiga causas do incêndio na Cinemateca Brasileira

MPF entrou com uma ação na Justiça contra a União por abandono do local

Rádio BandNews FM

Polícia Federal vai investigar as causas do incêndio que atingiu um galpão da Cinemateca
Polícia Federal vai investigar as causas do incêndio que atingiu um galpão da Cinemateca
Foto: Reprodução/Redes Sociais

A Polícia Federal vai investigar as causas do incêndio que atingiu um galpão da Cinemateca Brasileira, na Vila Leopoldina, na Zona Oeste de São Paulo, na noite desta quinta (29).

O depósito, de quase 10 mil metros quadrados, abrigava o acervo da antiga Embrafilme, como roteiros, cópias de filmes e documentos – alguns com mais de 100 anos.  

Segundo a capitã do Corpo de Bombeiros Karina Paula Moreira, o fogo teria começado durante a manutenção no sistema de ar-condicionado, feita por uma empresa privada. As chamas atingiram seis metros de altura e ninguém ficou ferido.

No último dia 20 de julho, o Ministério Público Federal chegou a alertar sobre o risco de incêndio tanto na sede da Cinemateca, na Vila Mariana, como nos galpões da Vila Leopoldina.

Mas um acordo deu à Secretaria Especial de Cultura, comandada pelo ator Mário Frias, mais tempo para adotar medidas de preservação do patrimônio.

Esse é o quinto incêndio que atinge prédios da Cinemateca; os quatro primeiros foram em 1957, 1969, 1982 e 2016.  

Em nota, a Secretaria Especial de Cultura lamentou o ocorrido e destacou que todo o sistema de climatização passou por manutenção há cerca de um mês.  

Nas redes sociais, o secretário Mário Frias disse ter acionado a Polícia Federal para apurar se o incêndio foi ou não “criminoso”, e afirmou que tem “compromisso com o acervo guardado”.

Tópicos relacionados