A busca por formas de se refrescar com as altas temperaturas registradas nos últimos dias fez com que o volume de venda de frutas na Central de Abastecimento do Estado do Rio aumentasse em quase 18%.
Segundo um relatório divulgado pela Ceasa, entre 06 a 14 de novembro, o setor de frutas já vendeu 20 toneladas enquanto no mesmo período do ano passado foram 17.
O aumento também é observado pelos comerciantes. Com os termômetros marcando mais 30 graus, os sucos naturais tem sido uma alternativa pra amenizar.
As principais frutas comercializadas são: banana, laranja, melancia, maçã, manga e coco verde e o abacaxi que tem sido o queridinho da lista, como explica o consultor de vendas Maurício Leite.
O morango também está entre os mais pedidos, no entanto a por ser mais frágil a conservação requer um cuidado maior. O revendedor Marcos Carvalho diz que sai bem cedo de casa pra tentar não pegar engarrafamento com as frutas na Avenida Brasil.
Mesmo com o calor, teve gente que veio de longe para comprar frutas, como é caso do motorista Jaiton Lemos. Morador de São Francisco do Itabapoana, no Norte Fluminense, ele levou mais de seis horas de viagem pra conseguir chegar na central, que fica em Irajá, na Zona Norte do Rio.
E por ser véspera de feriado, mais de 65 mil pessoas foram até a Ceasa nesta terça-feira para garantir a mercadoria.