Notícias

IBGE registra envelhecimento da população no Brasil na última década

De acordo com a pesquisa, os resultados refletem a diminuição da fecundidade que vem sendo registrada no Brasil

Gabriela Morgado

IBGE registra envelhecimento da população no Brasil na última década
IBGE registra envelhecimento da população no Brasil na última década
Helena Pontes/Agência IBGE Notícias

Uma pesquisa do IBGE registra o envelhecimento da população brasileira na última década. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, o número de pessoas com menos de 30 anos diminuiu 5,4% entre 2012 e 2021. Já a população acima dessa faixa etária passou de cerca de 50% em 2012 para aproximadamente 56% no ano passado. O número de idosos também aumentou, de 11,3% para 14,7%.

Ao mesmo tempo, a população total do país cresceu 7,6% e chegou a 212 milhões e 700 mil pessoas em 2021, 51,1% delas, mulheres.

Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (22).

De acordo com a pesquisa, os resultados refletem a diminuição da fecundidade que vem sendo registrada no Brasil. A decisão de não ter filhos é cada vez mais comum entre os homens e mulheres. É o caso da instrutora de yoga Margareth Costa, de 53 anos. Ela conta ainda que nunca sofreu pressão da família para ser mãe.

A especialista em Gestão em Saúde Cláudia Araújo ressalta que os dados também mostram que a população está vivendo mais. Mas, ao mesmo tempo, ela diz que é preciso garantir que essas pessoas tenham um envelhecimento saudável, a partir de políticas de prevenção em saúde.

O número de pessoas que moram sozinhas também cresceu, de 12,2% para 14,9%. A maioria dos moradores são homens.  

O levantamento mostrou ainda dados sobre a autodeclaração de etnia no país. De 2012 até o ano passado, a parcela da população que se declarou branca caiu de 46,3% para 43%, enquanto o índice de pessoas autodeclaradas pretas foi de 7,4% para 9,1%, e o de autodeclaradas pardas, de 45,6% para 47%.

Tópicos relacionados