A ouvidoria da Petrobras recebeu de funcionários 81 denúncias de assédio ou importunação sexual. A informação foi confirmada por uma fonte ouvida pela reportagem da TV Band em Brasília. Devido ao alto número, a estatal anunciou a criação de um grupo de trabalho para rever procedimentos de recebimento e tratamento dos registros.
O Ministério Público do Trabalho no Rio instaurou um Inquérito Civil para investigar as denúncias. Segundo o órgão, o procedimento está em fase de solicitação de informações e documentos.
Em março, um funcionário, que segundo a estatal não compõe mais um quadro da empresa, foi denunciado pelo Ministério Público Estadual por assédio sexual contra uma colaboradora terceirizada.
No ano passado, em novembro, o Sindicato dos Petroleiros do Rio comunicou ao departamento de RH e ouvidoria da companhia e a gerência da unidade que quatro trabalhadoras da área de limpeza de uma empresa privada tinham sido assediadas sexualmente pelo profissional, sendo que uma delas teria sido estuprada.
Segundo o documento, a estatal sabia das denúncias, pelo menos, desde o início daquele mês.