O valor total da produção de bens e serviços industriais no país ficou em R$ 3 trilhões e 600 bilhões, em 2020, segundo dados da Pesquisa Industrial Anual: Empresa e Produto, do IBGE.
De acordo com o estudo, somente os dez principais produtos foram responsáveis por mais de 20% da receita líquida de vendas do setor, com destaque para o crescimento significativo do minério de ferro, que saiu da segunda para a primeira colocação na lista, influenciado pelos preços internacionais.
Dentre as principais mudanças no ranking de produtos por receita líquida de vendas, produtos de alimentação animal, computadores e óleo de soja ocupam o topo da lista de maiores ganhos de posições, enquanto os transportes aéreo e rodoviário apresentaram as maiores quedas de colocação.
Entre os produtos que mais cresceram estão os alimentícios e de extração de materiais metálicos.
As maiores quedas ficaram por conta da fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias, impactados pela falta de peças e componentes, além de fabricação de coque e produtos derivados de petróleo e biocombustíveis.
Na distribuição regional da receita líquida de vendas, entre 2011 e 2020, a Região Sudeste apresentou a maior variação negativa, saindo de 60,1% para 53,3%. Todas as demais regiões do país registraram variação positiva no período.