Faustão na Band

Por que algumas pessoas engordam pós-bariátrica? Cirurgião explica

Não é mito: caso não haja o cuidado necessário, o paciente que fez cirurgia bariátrica pode voltar ao peso anterior. Entenda!

Da Redação

No Direto com o Doutor da última quarta-feira (20), Almino Cardoso Ramos, cirurgião do aparelho digestivo, tirou dúvidas de convidados e do auditório sobre cirurgia bariátrica. 

O ator Leandro Hassum, que já se submeteu ao procedimento, questionou o especialista sobre a importância do acompanhamento psicológico após a operação. 

“É preciso entender que a cirurgia bariátrica não pode ser encarada como ir lá e resolveu a situação. Não é como o apêndice, que você tira quando inflama e resolve o problema. É um programa. Exige preparo e um acompanhamento pós operatório”, adiantou. 

“Um dos preparos que o Leandro falou é o psicológico. Muita gente pergunta se existe chance de reganho de peso e diz que conhece alguém que engordou de novo. A resposta é sim. A maioria que reganha peso é por problemas psicológicos, que já vêm de antes. Precisamos entender compulsão, ansiedade, depressão. Muitas vezes, só o psicológico não é suficiente, precisa ter acompanhamento psiquiátrico”, completou. 

A jornalista Silvia Poppovic também participou do quadro. “Depois da bariátrica, as pessoas se espantam que eu tenha conseguido manter o peso”, confessou. Em seguida, perguntou para o médico por que algumas pessoas voltam a ganhar peso após o procedimento. 

O médico elencou os possíveis motivos. “O que causa a obesidade? Genética, meio ambiente, falta de atividade física, problemas psicológicos e mais. Tem várias situações – e todas elas continuam depois da cirurgia. Aí que vem o que nós já conversamos: precisamos de um programa que consiga abraçar pelo menos a maioria dessas causas, pra não ter risco de voltar a ganhar peso”. 

Por fim, o médico enfatizou que a balança, ao contrário do que muitos pensam, não é o melhor indicativo de que o processo tem corrido bem. “Todo mundo está acostumado a avaliar o resultado da cirurgia subindo na balança. E normalmente isso não é o melhor indicador. O problema não é o peso, é o quanto de gordura a pessoa tem retida no corpo dela”, alertou.